A juventude e seu protagonismo em uma escola pública de Florianópolis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v1i39.61626

Palavras-chave:

cotidiano, juventudes, protagonismo, escola pública

Resumo

A discussão sobre protagonismo juvenil permanece relevante no campo da educação e dos estudos sobre a juventude. A pesquisa apresentada neste artigo analisou se os jovens identificam a escola como potencializadora de protagonismo. Buscou-se conhecer a relação que jovens matriculados no ensino médio de uma escola pública estabeleciam com a escola, suas compreensões sobre a juventude, protagonismo e protagonismo na escola. O estudo caracterizou-se como qualitativo e exploratório, acessando o campo a partir de um grupo focal, cujos achados foram analisados segundo a análise de conteúdo. Percebeu-se que a questão geracional hierarquizada tem influência nas relações escolares e na forma como os jovens atuam como protagonistas na escola, já que poucas vezes percebem suas opiniões ouvidas e sentem que terão espaço de fala apenas quando forem adultos. Observou-se que ter um espaço mais afetivo para expressão juvenil facilita a aprendizagem, a formação de vínculos e as ações de participação social.

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Biografia do Autor

Amanda Bessa da Silva, Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL), Florianópolis.

Psicóloga pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Pós-graduada em Psicologia Clínica Gestáltica pelo Instituto Granzotto (Faculdade Van Gogh). Psicóloga clínica para crianças e jovens em Florianópolis

Zuleica Pretto, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis, Brasil

Professora Adjunta do Departamento de Psicologia da UFSC. Coordena o Núcleo de Pesquisas em Clínica da Atenção Psicossocial - PSICLIN. Membro da Associação Nacional da Rede de Pesquisadores e Pesquisadoras da Juventude Brasileira - REDEJUBRA.

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Publicado

07-11-2024

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TEMAS EM DESTAQUE