Lutos e lutas por justiça: relatos de uma mãe sobre a morte de seu filho em virtude da ação violenta do Estado do Rio de Janeiro, Brasil

Autores

  • Ana Paula Oliveira Movimento Mães de Manguinhos, Rio de Janeiro, Brasil
  • Renata Tavares da Silva Guimarães Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v1i37.63311

Palavras-chave:

luto, ação violenta do Estado, Movimentos Sociais, juventude

Resumo

 A entrevista com Ana Paula Oliveira, fundadora do Movimento Mães de Manguinhos – favela situada na zona norte da cidade do Rio de Janeiro, BR – traz o relato de seu sofrimento enquanto uma mãe que perdeu seu filho pela ação violenta do Estado do Rio de Janeiro, em 2014. Todavia, não se trata tão somente do relato de uma tragédia individual, mas da transformação do luto em luta, rompendo com a condição de vitimizada e de silenciamento. A entrevistada compartilha a força de quem resiste, de quem não se intimida e utiliza o próprio sofrimento para acolher e prevenir o sofrimento de outras mães que passam por situações de luto semelhante em várias regiões do Brasil. É se juntando a outras mães e a outros movimentos sociais, com a força de quem tem coragem de aprender e transformar, que encontra algumas respostas à sua pergunta: “Porque a polícia matou meu filho?”

Biografia do Autor

Ana Paula Oliveira, Movimento Mães de Manguinhos, Rio de Janeiro, Brasil

Mulher preta, cria da favela de Manguinhos, pedagoga, Mãe de Johnatha de Oliveira Lima que foi vítima letal da violência policial/2014, fundadora e coordenadora do Movimento Mães de Manguinhos, RJ, Brasil.


Renata Tavares da Silva Guimarães, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Psicologia, no Departamento de Psicologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), RJ, Brasil. Editora assistente da Revista DESidades e pesquisadora do Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa para a Infância e Adolescência Contemporâneas (NIPIAC/UFRJ).

Downloads

Publicado

25-03-2024