Adolescências e saúde mental: um diálogo a partir da estratégia do cine debate
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v1i40.63832Palavras-chave:
Saúde mental., adolescência, cinema, metodologias criativasResumo
Estudos sobre a promoção da saúde mental de adolescentes no contexto escolar são escassos, especialmente quando se considera a participação ativa dessa população. Esta pesquisa qualitativa tem como objetivo compreender e analisar, em parceria com adolescentes de uma escola pública, aspectos relacionados à saúde mental por meio da metodologia do Cine Debate. Foram realizados dois encontros com exibição de filmes seguidos de debates, os quais foram transcritos e considerados pela Análise Temática de Bardin. A partir dos resultados, observou-se que os/as participantes apresentaram suas perspectivas sobre relacionamentos interpessoais, salientando dificuldades e facilidades, bem como características da vivência do adolescer. Além disso, avaliaram positivamente a estratégia do Cine Debate. O estudo contribuiu para a apresentação das perspectivas dos/as adolescentes sobre esse momento de vida, o apoio social e as formas possíveis de realizar atividades de debate sobre a temática da saúde mental no contexto escolar.
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