Crianças e adolescentes em vulnerabilidade social: perspectivas da Bioética de Intervenção e do Interacionismo Simbólico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v1i42.64196

Palavras-chave:

Estágios do ciclo de vida, vulnerabilidade social, família, interacionismo simbólico, bioética.

Resumo

Este estudo investigou como pessoas em diferentes ciclos de vida familiar constroem sentidos e significados éticos sobre vulnerabilidade social de crianças e adolescentes. Fundamentado na Bioética de Intervenção e no Interacionismo Simbólico, foram realizadas entrevistas com dezessete participantes residentes em territórios com alto Índice de Vulnerabilidade Social (IVS), em uma cidade brasileira. Os resultados revelaram três categorias: percepção dos significados e influência do território sobre meio social; interação social com crianças e adolescentes em vulnerabilidade social; e vulnerabilidade social observada a partir das experiências vividas no cotidiano. Discute-se que a vulnerabilidade de crianças e adolescentes, não sendo apenas condição ontológica e individual, é socialmente reproduzida em interações familiares e territoriais que, no contexto do Sul Global, são atravessadas por hierarquias coloniais. Configuradas como relações de proteção e vulneração, essas interações evidenciam a necessidade ética de políticas públicas protetivas e libertadoras para crianças e adolescentes em territórios com alto IVS.

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Biografia do Autor

Patrícia Alves Paiva, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Brasil.

Mestre e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Montes Claros. Graduada em Enfermagem. Atua principalmente nas seguintes áreas: Famílias e vulnerabilidades; Saúde Coletiva; Enfermagem e Atenção Primária à Saúde.

Thiago Rocha da Cunha, Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, Brasil.

Mestre e Doutor em Bioética pela Universidade de Brasília. Graduado em Biomedicina. Professor do Programa de Pós-Graduação em Bioética da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Professor Visitante do Programa de Mestrado da Universidade Nacional de Córdoba.

Carla Silvana Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Brasil.

Mestre e Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Graduada em Enfermagem. Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros.

Yan Lucas Martins da Silva, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Brasil.

Graduando em Medicina pela Universidade Estadual de Montes Claros e em Tecnologia em Gestão em Saúde Pública pelo Centro Universitário Internacional.

Marcos Aurélio Trindade, Universidade Nove de Julho, São Paulo, Brasil.

Mestre em Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Graduado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Graduando em Medicina Universidade Nove de Julho.

Orlene Veloso Dias, Universidade Estadual de Montes Claros, Montes Claros, Brasil.

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo. Graduada em Enfermagem. Professora do Programa de Pós-Graduação em Cuidado Primário em Saúde da Universidade Estadual de Montes Claros

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Publicado

16-10-2025

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TEMAS EM DESTAQUE