Adolescência Conectada: Estratégias Parentais de Mediação do Uso da Tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.54948/desidades.v1i42.65259Palavras-chave:
estratégias, adolescentes, redes socias, parentalidadeResumo
O presente artigo tem como objetivo discutir as estratégias utilizadas por mães de adolescentes no que diz respeito à mediação do uso da tecnologia. Foi realizada uma pesquisa qualitativa, na qual foram entrevistadas oito mães com pelo menos um(a) filho(a) com idade entre 14 e 16 anos. A literatura sobre estratégias parentais de mediação do uso da internet e estudos sobre famílias com adolescentes fundamentaram a discussão dos dados. Os resultados desta pesquisa apontam para o monitoramento das redes sociais e o diálogo como as principais estratégias utilizadas pelas mães entrevistadas. Conclui-se que o maior desafio da parentalidade, no que se refere à mediação do uso de dispositivos eletrônicos por adolescentes, é equilibrar o controle do conteúdo acessado e do tempo de tela com o respeito à privacidade.
Downloads
Referências
BEYENS, I.; KEIJSERS, L.; COYNE, S. M. Social media, parenting, and well-being. Current Opinion in Psychology, v. 47, p. 101350, 2022. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352250X22000690>. Acesso em: 15 nov. 2023.
BRADLEY, R. H.; CALDWELL, B. M. Caregiving and the regulation of child growth and development: describing proximal aspects of caregiving systems. Developmental Review, v. 15, n. 1, p. 38-85, 1995. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0273229785710027>. Acesso em: 24 nov. 2023.
BRAUN, V.; CLARKE, V. Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1191/1478088706QP063OA>. Acesso em: 12 nov. 2023.
CANALE, N. et al. Psychology of Popular Media. 2023. Disponível em: <https://psycnet.apa.org/buy/2023-50869-001>. Acesso em: 04 nov. 2023.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.br). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios, 2019. São Paulo: CGI.br, 2020. Disponível em: https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/. Acesso em: 6 jun. 2025
CHEN, V. H. H.; CHNG, G. S. Active and restrictive parental mediation over time: Effects on youths’ self-regulatory competencies and impulsivity. Computers & Education, v. 98, p. 206-212, 2016. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0360131516300756>. Acesso em: 12 nov. 2023.
CLARK, L. S. Parental mediation theory for the digital age. Communication Theory, v. 21, n. 4, p. 323-343, 2011. Disponível em: <https://academic.oup.com/ct/article-abstract/21/4/323/4085747?login=false>. Acesso em: 14 nov. 2023.
COMITÊ GESTOR DA INTERNET NO BRASIL (CGI.br). Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC Domicílios, 2020. São Paulo: CGI.br, 2021. Disponível em:< https://cetic.br/pt/pesquisa/domicilios/>. Acesso em: 6 jun. 2025
COLLIER, K. M. et al. Does parental mediation of media influence child outcomes? A meta-analysis on media time, aggression, substance use, and sexual behavior. Developmental Psychology, v. 52, n. 5, p. 798, 2016. Disponível em: <https://psycnet.apa.org/buy/2016-09714-001>. Acesso em 28 nov. 2023.
DUEK, C.; MOGUILLANSKY, M. Crianças, telas digitais e família: práticas de mediação dos pais e gênero. Comunicação e Sociedade, n. 37, p. 55-70, 2020. Disponível em: <https://journals.openedition.org/cs/2301>. Acesso em: 16 nov. 2023.
GONÇALVES, D. S. Parentalidade no contexto da conectividade digital: narrativa de mães de adolescentes. 2024. Dissertação (Mestrado em Psicologia Clínica) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2024.
HANNA, P; MWALE, S. Não estou com você, mas estou. Entrevistas face a face virtuais. In: BRAUN, V. et al. Coleta de dados qualitativos: um guia prático para técnicas textuais, midiáticas e virtuais. Petrópolis: Vozes, 2019. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=tdzODwAAQBAJ&oi=fnd&pg=PT2&dq=HANNA,+Paul%3B+MWALE,+Shadreck.+N%C3%A3o+estou+com+voc%C3%AA,+mas+estou.+Entrevistas+face+a+face+virtuais.+In:+BRAUN,+V.+et+al.+Coleta+de+dados+qualitativos:+Um+guia+pr%C3%A1tico+para+t%C3%A9cnicas+textuais,+midi%C3%A1ticas+e+virtuais.+Petr%C3%B3polis:+Vozes,+2019.&ots=j4lhpSVK5s&sig=at9rIFV1AH9e2qFb3hXeaoBtH24#v=onepage&q&f=false>. Acesso em: 29 nov. 2023.
LEITÃO, C. F.; PRATES, R. O. A aplicação de métodos qualitativos em computação. In: Jornadas de Atualização em Informática, 2017, p. 43-90. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Raquel-Prates/publication/370688639_A_Aplicacao_de_Metodos_Qualitativos_em_Computacao/links/645dafe8434e26474fdf8d63/A-Aplicacao-de-Metodos-Qualitativos-em-Computacao.pdf>. Acesso em: 18 nov. 2023.
LIVINGSTONE, S. et al. Maximizing opportunities and minimizing risks for children online: The role of digital skills in emerging strategies of parental mediation. Journal of Communication, v. 67, n. 1, p. 82-105, 2017. Disponível em: <https://academic.oup.com/joc/article-abstract/67/1/82/4082453?login=false>. Acesso em: 15 nov. 2023.
MAIDEL, S.; VIEIRA, M. L. Parental mediation of internet use by children. Psicologia em Revista, v. 21, n. 2, p. 293-313, 2015. Disponível em: <https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-11682015000200006&script=sci_abstract&tlng=em>. Acesso em: 13 nov. 2023.
MASCHERONI, G.; PONTE, C.; JORGE, A. Digital parenting: the challenges for families in the digital age yearbook 2018. Nordicom, University of Gothenburg, 2018. Disponível em: <https://www.diva-portal.org/smash/record.jsf?pid=diva2%3A1265024&dswid=-9446>. Acesso em: 22 nov. 2023.
MCAFEE. Life Behind the Screens of Parents, Tweens, and Teens: Connected Family Study. 2022. Disponível em: <https://www.mcafee.com/blogs/family-safety/behind-the-screens-of-parents-tweens-and-teens/>. Acesso em: 10 nov 2023.
NATHANSON, A. I. Identifying and explaining the relationship between parental mediation and children's aggression. Communication Research, v. 26, n. 2, p. 124-143, 1999. Disponível em: <https://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/009365099026002002>. Acesso em: 12 nov. 2023.
NATHANSON, A. I. Parent and child perspectives on the presence and meaning of parental television mediation. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v. 45, n. 2, p. 201-220, 2001. Disponível em: <https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1207/s15506878jobem4502_1>. Acesso em: 07 nov. 2023.
NEUMANN, D. M. C.; MISSEL, R. J. Família digital: a influência da tecnologia nas relações entre pais e filhos adolescentes. Pensando Famílias, v. 23, n. 2, p. 75-91, 2019. Disponível em: <https://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1679-494X2019000200007&script=sci_arttext>. Acesso em: 14 nov. 2023.
NICOLACI-DA-COSTA, A. M. Technological revolutions and subjective transformations. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 18, p. 193-202, 2002. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ptp/a/B8YrM538mSbqLJk6hwSdcPN/abstract/?lang=em>. Acesso em: 18 nov. 2023.
NICOLACI-DA-COSTA, A. M.; ROMÃO-DIAS, D.; DI LUCCIO, F. Uso de entrevistas on-line no método de explicitação do discurso subjacente (MEDS). Psicologia: Reflexão e Crítica, v. 22, p. 36-43, 2009. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/prc/a/NjCfvgvv7Qy9DFJWkCQYr9G/?lang=pt>. Acesso em: 20 nov. 2023.
SALES, S. S.; COSTA, T. M. da; GAI, M. J. P. Adolescentes na Era Digital: Impactos na Saúde Mental. Research, Society and Development, v. 10, n. 9, p. e15110917800, 2021. Disponível em: <https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/17800>. Acesso em: 16 nov. 2023.
SCHWARTZ, F. T.; PACHECO, J. T. B. Mediação parental na exposição às redes sociais e a internet de crianças e adolescentes. Estudos e Pesquisas em Psicologia, v. 21, n. 1, p. 217-235, 2021. Disponível em: <https://www.redalyc.org/journal/4518/451870070012/451870070012.pdf>. Acesso em: 14 nov. 2023.
SYMONS, Rolf et al. Photon‐counting CT for simultaneous imaging of multiple contrast agents in the abdomen: an in vivo study. Medical physics, v. 44, n. 10, p. 5120-5127, 2017.
WEISS, R. S. Learning from strangers: the art and method of qualitative interview studies. Simon and Schuster, 1995. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=pt-BR&lr=&id=i2RzQbiEiD4C&oi=fnd&pg=PR7&dq=WEISS,+Robert+S.+Learning+from+strangers:+The+art+and+method+of+qualitative+interview+studies.+Simon+and+Schuster,+1995.&ots=uDfGwl11pD&sig=p_9i7rL4gB4oV0bpkIzjSJjEAGo#v=onepage&q=WEISS%2C%20Robert%20S.%20Learning%20from%20strangers%3A%20The%20art%20and%20method%20of%20qualitative%20interview%20studies.%20Simon%20and%20Schuster%2C%201995.&f=false>. Acesso em: 18 nov. 2023.
YUAN, N. et al. How much do parents actually use their smartphones? Pilot study comparing self-report to passive sensing. Pediatric Research, v. 86, n. 4, p. 416-418, 2019. Disponível em: <https://www.nature.com/articles/s41390-019-0452-2>. Acesso em: 09 nov. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 DESIDADES - Revista Científica da Infância, Adolescência e Juventude

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Todo o conteúdo da Revista está licenciado sob a Licença Creative Commons BY NCND 4.0.