Estratégias de cuidado e resistência construídas por jovens universitários na pandemia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54948/desidades.v1i42.68308

Palavras-chave:

juventude universitária, pandemia, práticas de cuidado, resistência

Resumo

O artigo aborda reflexões construídas a partir da pesquisa realizada com as/os jovens universitárias/os sobre as estratégias de cuidado e resistência na pandemia do COVID-19. Trata-se de uma pesquisa interinstitucional desenvolvida por pesquisadores/as de três instituições do nordeste (UFRPE, UFPE e UFAL), através do uso de métodos participativos. Foram realizados 9 grupos online com as/os jovens das três instituições. Nos encontros foram abordadas problemáticas que naquele momento interferiam nas experiências juvenis, de modo geral, e de forma particular na relação com as universidades. Vimos que o sistema de opressão, sobretudo de classe e território dificultou as/os jovens darem continuidade ao processo de escolarização. Alguns precisaram criar estratégias de cuidado e resistência para não adoecerem e se manterem realizando os cursos universitários. Destacamos o papel da universidade como dispositivo importante na rede de cuidados e como um espaço que vai além da formação profissional para as juventudes.

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Biografia do Autor

Roseane Amorim da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Serra Talhada, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade de Pernambuco (UPE), Brasil. Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Unidade Acadêmica de Serra Talhada – UAST, Brasil.

Antônio César de Holanda Santos, Universidade Federal de Alagoas, Palmeiras dos Índios, Brasil

Graduado em Psicologia pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), Brasil. Mestre em Educação pela UFAL. Doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFAL.

Jaileila de Araújo Menezes, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, Brasil

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Brasil. Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Brasil. Professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Brasil. Colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFPE. Coordenadora do Núcleo OriGepcol/Museu da Pessoa.

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Publicado

16-10-2025

Edição

Seção

TEMAS EM DESTAQUE