A influência de Delsarte no jogo dos atores de cinema nos Estados Unidos

Christophe Damour

Resumo


Ao contrário do que diz o senso comum, a obra de François Delsarte sobre o jogo do ator nada tem a ver com uma codificação arbitrária e convencional ligando emoções a gestos e movimentos específicos. Antecipando o método de Stanislavski, Delsarte buscava em realidade encontrar a verdade do gestual, opondo-se ferrenhamente ao convencionalismo e a imitação na atuação, sendo assim um precursor do naturalismo no teatro. Este artigo traça uma trajetória da divulgação das ideias de Delsarte nos Estados Unidos, na tentativa de entender como sua obra chegou a ser tão mal compreendida a ponto de tornar-se sinônima justamente daquilo que ela combatia. Seguindo a pista da recepção de Delsarte na dança (arte na qual seu método é muito respeitado), por outro lado, chega-se a uma noção da sua enorme influência subterrânea no jogo de atores em Hollywood.


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DOI: https://doi.org/10.29146/eco-pos.v22i1.26391

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