A presença asiática no Brasil entre os séculos XIX e XX: ‘A questão chinesa’ e a construção da identidade nacional brasileira

Auteurs

  • Edivan de Azevedo Silva da Costa Unicamp

Mots-clés :

diáspora, imigrações chinesas, políticas imigratórias, trabalhadores estrangeiros, identidade nacional

Résumé

Este artigo discute as teorias dos movimentos migratórios, com ênfase nas mobilidades chinesas por análises históricas e espaciais. Serão abordadas as emigrações e imigrações dos processos históricos internos na China que culminaram na análise da diáspora sínica. Buscarei compreender e destacar que a diáspora chinesa tem características peculiares, pois mantém laços econômicos e identitários com a China. Além disso, farei uma revisão bibliográfica do resgate histórico dos debates nos séculos XIX e XX sobre as permissões de entrada de estrangeiros em território brasileiro, calcadas em interesses da contratação de chineses como mão de obra trabalhadora nas lavouras e na construção da identidade nacional brasileira que ficou conhecida como “a questão chinesa”.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Edivan de Azevedo Silva da Costa, Unicamp

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) –  linha de pesquisa Estudos das Relações Brasil-China – da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, Brasil) e graduado em geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil).

Téléchargements

Publiée

2020-12-07

Numéro

Rubrique

Artigos