A presença asiática no Brasil entre os séculos XIX e XX: ‘A questão chinesa’ e a construção da identidade nacional brasileira

Autores

  • Edivan de Azevedo Silva da Costa Unicamp

Palavras-chave:

diáspora, imigrações chinesas, políticas imigratórias, trabalhadores estrangeiros, identidade nacional

Resumo

Este artigo discute as teorias dos movimentos migratórios, com ênfase nas mobilidades chinesas por análises históricas e espaciais. Serão abordadas as emigrações e imigrações dos processos históricos internos na China que culminaram na análise da diáspora sínica. Buscarei compreender e destacar que a diáspora chinesa tem características peculiares, pois mantém laços econômicos e identitários com a China. Além disso, farei uma revisão bibliográfica do resgate histórico dos debates nos séculos XIX e XX sobre as permissões de entrada de estrangeiros em território brasileiro, calcadas em interesses da contratação de chineses como mão de obra trabalhadora nas lavouras e na construção da identidade nacional brasileira que ficou conhecida como “a questão chinesa”.

Biografia do Autor

Edivan de Azevedo Silva da Costa, Unicamp

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) –  linha de pesquisa Estudos das Relações Brasil-China – da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Brasil). É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ, Brasil) e graduado em geografia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj, Brasil).

Downloads

Publicado

2020-12-07

Edição

Seção

Artigos