A cultura fotográfica e os circuitos sociais da fotografia na capital de Minas Gerais (1893-1939): Para uma cartografia da cidade moderna

Autores

  • Luana Carla Martins Campos Akinruli Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural (Insod)

Palavras-chave:

fotografia, cultura, modernidade, cartografia, cidade

Resumo

Dentre as várias questões suscitadas, além de expostos os nomes de fotógrafos, estúdios e empresas que foram pioneiros no comércio de serviços e suprimentos para a fotografia na moderna capital de Minas Gerais, este artigo investiga as demandas de profissionais e amadores que promoveram uma determinada difusão da imagem e da prática fotográfica na sociedade. Por fim, serão tratadas questões relativas à localização espacial do circuito social da fotografia na cidade, expondo o processo de estruturação e organização da cultura fotográfica na cidade e em Minas Gerais.

Biografia do Autor

Luana Carla Martins Campos Akinruli, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural (Insod)

Doutora no Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGAn) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG, Brasil), mestra pelo Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura (HSC) da UFMG e licenciada em história pela UFMG. Cofundadora e coordenadora de projetos do Instituto de Inovação Social e Diversidade Cultural (Insod).

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Publicado

2020-12-07

Edição

Seção

Artigos