Do texto negociado às manhas da entrevista compreensiva: Análise das dimensões epistemológica, técnica e ética de uma com-posição intersubjetiva

Autores

  • Thiago Lira Lira dos Santos UFPE

Palavras-chave:

entrevista compreensiva, intersubjetividade, composição, criativização, improvisação.

Resumo

Este artigo visa realizar desdobramentos acerca das dimensões epistemológica, técnica e ética da entrevista compreensiva. Discutiremos na primeira seção o caráter intersubjetivo que permeia as entrevistas compreensivas e o modo pelo qual se estabelece a co-produção de identidades, própria das pesquisas qualitativas. Na segunda seção, passaremos a apresentar a entrevista compreensiva como culminar técnico e epistemológico dos processos de Composição, Criativização e Improvisação. Assim, entenderemos, na terceira seção, como tais processos subsidiam um conjunto de manhas da entrevista compreensiva. Nos propomos, ainda, a entender como se dá, a partir do contato intersubjetivo na relação entrevistador/entrevistado, uma outrificação capaz de transformar o texto em um espaço de negociação de significados.

Biografia do Autor

Thiago Lira Lira dos Santos, UFPE

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e fraduado em ciências sociais pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

Downloads

Publicado

2020-12-07

Edição

Seção

Artigos