Crédito e confiança: Uma análise das relações econômicas entre agricultores familiares na comunidade de São Lourenço, Nova Friburgo – RJ

Autores

  • Natália Barroso Brandão

Palavras-chave:

antropologia econômica, crédito, moralidades, contrato, agricultura familiar

Resumo

Este artigo trata das relações de crédito entre agricultores familiares da comunidade de São Lourenço, em Nova Friburgo – RJ. Essas relações, que muitas vezes substituem os empréstimos institucionais, são realizadas sem nenhum tipo de formalização e são orientadas por valores e moralidades diferentes daqueles promovidos pelo direito positivo e pelo sistema econômico, mas permitem que os agricultores figurem no “mercado”, tornando-se competitivos. Discuto duas moralidades vigentes concomitantemente nelas: a representada como local, que diz respeito às pessoas envolvidas na relação; e a relacionada à lógica do direito positivo e do sistema econômico, que diz respeito à promoção dos princípios igualitários de uma ideologia individualista, baseada em regras determinadas e impessoais.

Biografia do Autor

Natália Barroso Brandão

Doutoranda em do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal Fluminense (UFF, Niterói, Brasil), mestre pelo mesmo programa e graduada em direito pela UFF. É pesquisadora do Instituto de Estudos Comparados em Administração de Conflitos (INCT-InEAC).

Downloads

Publicado

2019-04-11

Edição

Seção

Edição Especial XIX Jornada PPGSA/UFRJ