A informática bilíngue na inclusão digital

Maria Isabel de Oliveira da Silva, Márcio Menezes Dias, Bruno da Silva Andrade

Resumo


Este artigo apresenta o relato de experiência com objetivo de a elaboração elaborar do material didático pedagógico bilíngue para difusão de informações na área de informática. A metodologia usada foi através do trabalho em grupos com os alunos do ensino médio técnico em informática. Para facilitar a elaboração do material foi necessário usar com os alunos o laboratório de Informática da própria Instituição para edições de imagens digitações e outros relacionados ao material. Os resultados foram positivos no relato feito com os alunos e em seguida na apresentação para um grupo de professores indígenas de variadas etnias do curso de letras da Ufam. Os mesmos em seus relatos também foram positivos estimulando a dar continuidade desse projeto inovador num contexto de fortalecimento da língua como meio de expressão histórica, cultural e identitária dos povos indígenas do município de São Gabriel da Cachoeira-Amazonas.

Palavras-chave


educação bilíngue, tecnologia, informática educacional, contextualidade indígena, diálogo intercultural

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

Enfoques - Revista de discentes do PPGSA/IFCS/UFRJ
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia
Largo de São Francisco, nº 1 - Sala 420 - Rio de Janeiro - RJ - 20051-070