Modelos teóricos de análise da evasão no ensino superior aplicados à pesquisa sobre acompanhamento acadêmico dos discentes do setor público

Eduardo Henrique Narciso Borges

Resumo


O objetivo deste artigo é desenvolver uma análise sobre as potencialidades dos distintos modelos analíticos para o aprofundamento das discussões teóricas e metodológicas a respeito da evasão discente no ensino superior. Sendo assim, o trabalho visa analisar por meio da revisão de literatura as peculiaridades apresentadas pelas pesquisas sobre evasão e os principais problemas que envolvem as probabilidades de permanência dos estudantes, que se tornam menores quando tratamos de estudantes que não se enquadram no perfil “tradicional”: branco, de classe média e com disponibilidade para dedicação exclusiva aos estudos.
Palavras-chave: ensino superior, desigualdades, acesso, evasão, acompanhamento acadêmico

Palavras-chave


ensino superior; desigualdades; acesso; evasão; acompanhamento acadêmico

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Enfoques - Revista de discentes do PPGSA/IFCS/UFRJ
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia
Largo de São Francisco, nº 1 - Sala 420 - Rio de Janeiro - RJ - 20051-070