Modelos teóricos de análise da evasão no ensino superior aplicados à pesquisa sobre acompanhamento acadêmico dos discentes do setor público
Palavras-chave:
ensino superior, desigualdades, acesso, evasão, acompanhamento acadêmicoResumo
O objetivo deste artigo é desenvolver uma análise sobre as potencialidades dos distintos modelos analíticos para o aprofundamento das discussões teóricas e metodológicas a respeito da evasão discente no ensino superior. Sendo assim, o trabalho visa analisar por meio da revisão de literatura as peculiaridades apresentadas pelas pesquisas sobre evasão e os principais problemas que envolvem as probabilidades de permanência dos estudantes, que se tornam menores quando tratamos de estudantes que não se enquadram no perfil “tradicional”: branco, de classe média e com disponibilidade para dedicação exclusiva aos estudos.Palavras-chave: ensino superior, desigualdades, acesso, evasão, acompanhamento acadêmico
Downloads
Publicado
2019-04-11
Edição
Seção
Edição Especial XIX Jornada PPGSA/UFRJ