Modelos teóricos de análise da evasão no ensino superior aplicados à pesquisa sobre acompanhamento acadêmico dos discentes do setor público

Autores

  • Eduardo Henrique Narciso Borges

Palavras-chave:

ensino superior, desigualdades, acesso, evasão, acompanhamento acadêmico

Resumo

O objetivo deste artigo é desenvolver uma análise sobre as potencialidades dos distintos modelos analíticos para o aprofundamento das discussões teóricas e metodológicas a respeito da evasão discente no ensino superior. Sendo assim, o trabalho visa analisar por meio da revisão de literatura as peculiaridades apresentadas pelas pesquisas sobre evasão e os principais problemas que envolvem as probabilidades de permanência dos estudantes, que se tornam menores quando tratamos de estudantes que não se enquadram no perfil “tradicional”: branco, de classe média e com disponibilidade para dedicação exclusiva aos estudos.
Palavras-chave: ensino superior, desigualdades, acesso, evasão, acompanhamento acadêmico

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Henrique Narciso Borges

Professor substituto na Faculdade de Educação da UFRJ. Doutorando em sociologia no Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, Brasil), mestre pelo mesmo programa e graduado em ciências sociais pela UFRJ. Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior (Lepes/FE/UFRJ) e do Laboratório de Pesquisa em Ensino Superior (Lapes/PPGSA/UFRJ).

Downloads

Publicado

2019-04-11

Edição

Seção

Edição Especial XIX Jornada PPGSA/UFRJ