O artista engajado com as contradições da sua época: A representação da ‘estética da violência’ em ‘Deus e o Diabo na Terra do Sol’ (1964) de Glauber Rocha

Autores

  • Cláudio Almeida Silva Filho Universidade Federal da Bahia

Palavras-chave:

estética da violência, representação, Deus e o Diabo na Terra do Sol, Glauber Rocha, estética

Resumo

O artigo analisa a estética da violência como representação do sertanejo em Deus e o Diabo na Terra do Sol (1964) de Glauber Rocha. A estética desenvolvida pelo cineasta rompeu com a forma e o conteúdo da produção cinematográfica no país, problematizando os antagonismos presentes na sociedade brasileira, como a seca, os conflitos de classe e a exploração, representados de maneira crítica. Desse modo, o estudo desenvolve a discussão entre arte e sociedade vislumbrando destacar a relação intrínseca entre subjetividade e vida material.

Biografia do Autor

Cláudio Almeida Silva Filho, Universidade Federal da Bahia

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal da Bahia - (UFBA). É mestre pelo mesmo programa e graduado em ciências sociais pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Membro do grupo de pesquisa Representações Sociais: arte, ciência e ideologia, instalado no Núcleo de Estudos em Sociologia da Arte (Nucleart) da UFBA.

Downloads

Publicado

2021-06-26