Artes, Maternagem, Territorialidade: as narrativas contra-hegemônicas na produção artística de Márcia Falcão

Autores

  • Carolina Rodrigues de Lima Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/UFRJ), linha de pesquisa Imagem e Cultura https://orcid.org/0000-0001-5181-2293

Palavras-chave:

Arte contemporânea, Escola de Belas Artes, Maternagem, Periferia, Decolonialidade

Resumo

Neste artigo, partimos de um panorama do cenário colonial da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro para analisar a produção de uma artista formada por esta instituição cujas vivências e poéticas divergem dos cânones ocidentais da produção de saberes artísticos e filosóficos. As relações com território, maternagem, materialidades, construção de gênero e marginalizações diversas são questões exploradas nas obras de Márcia Falcão. Objetiva-se investigar como a artista manipula as ferramentas coloniais, como a tradição pictórica, para evocar suas narrativas em um processo contra-hegemônico.

Biografia do Autor

Carolina Rodrigues de Lima, Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV/UFRJ), linha de pesquisa Imagem e Cultura

Mestranda em Artes Visuais, linha de pesquisa Imagem e Cultura, pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal do Rio de Janeiro

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Publicado

2023-08-16

Edição

Seção

Escritos decoloniais: conhecimento em curso