O fascínio ocidental pelo original: Entrevista com Roxana Waterson

Autor/innen

  • Alberto Goyena

Abstract

No dia 26 de janeiro de 2011, em Cingapura, a antropóloga britânica Roxana
Waterson concedeu uma entrevista a Alberto Goyena, doutorando do
Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Seu
livro, The living house: an anthropology of architecture in South-East Asia,
havia sido discutido no PPGSA no marco do curso Antropologia do espaço:
arquitetura, urbanismo e preservação histórica, ministrado no segundo semestre de 2010, pelo professor José Reginaldo Gonçalves.

 

Roxana Waterson é professora associada do Departamento de Sociologia da Universidade Nacional de Cingapura. Ela estudou antropologia em New Hall, Cambridge, onde se doutorou, em 1981, sob a orientação do professor Gilbert Lewis, especialista em Nova Guiné. A professora Waterson iniciou seu trabalho de campo em 1978 com as populações Sa´Dan Toraja, da Ilha de Sulawesi, Indonésia. Há mais de três décadas, Waterson se dedica ao estudo de sociedades indonésias e sua arquitetura. Mais  recentemente, ela trabalhou também com histórias de vida e memória social.

 

Autor/innen-Biografie

Alberto Goyena

Alberto Goyena, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Seu
livro, The living house: an anthropology of architecture in South-East Asia, havia sido discutido no PPGSA no marco do curso Antropologia do espaço:
arquitetura, urbanismo e preservação histórica, ministrado no segundo semestre de 2010, pelo professor José Reginaldo Gonçalves.

Roxana Waterson é professora associada do Departamento de Sociologia da Universidade Nacional de Cingapura. Ela estudou antropologia em New Hall,
Cambridge, onde se doutorou, em 1981, sob a orientação do professor Gilbert Lewis, especialista em Nova Guiné. A professora Waterson iniciou seu trabalho de campo em 1978 com as populações Sa´Dan Toraja, da Ilha de Sulawesi, Indonésia. Há mais de três décadas, Waterson se dedica ao estudo de sociedades indonésias e sua arquitetura. Mais  recentemente, ela trabalhou também com histórias de vida e memória social.

Veröffentlicht

2017-09-21