Políticas públicas de educação inclusiva: oferta de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência

Autores

  • Anahi Guedes de Mello

Resumo

O objetivo principal deste estudo foi o de analisar a oferta de tecnologia assistiva para estudantes com deficiência da Escola Básica Almirante Carvalhal, uma escola da rede regular de ensino fundamental pública localizada no bairro Coqueiros, município de Florianópolis, a partir da perspectiva dos professores e demais técnicos da escola. A inclusão escolar está assegurada por inúmeros instrumentos legais, mas ainda não se efetivam ações políticas capazes de sustentá-la. Neste estudo, observou-se a necessidade de mais subsídios políticos para oferecer condições adequadas de ensino aos alunos com deficiência, dentre eles destacam-se a capacitação e formação de professores nas inúmeras demandas da área da deficiência, especialmente aquelas relacionadas às necessidades específicas de cada aluno em relação à oferta de tecnologia assistiva. Para isso, discute-se a construção histórica do conceito de educação inclusiva, dos conceitos de tecnologia assistiva e ajudas técnicas e, finalmente, a partir dos dados coletados de um questionário aplicado durante a pesquisa de campo, analisa-se algumas questões pertinentes às políticas públicas de educação inclusiva, no sentido de reafirmar a necessidade de um projeto de avaliação institucional baseado em critérios e indicadores sociais bem definidos, de forma a garantir com maior eficácia o compromisso público de educação de qualidade para todos.

Downloads

Publicado

2015-07-15

Edição

Seção

Artigos