Expansão e extratificação do ensino superior brasileiro: as experiências e condições de acesso e permanência dos estudantes cotistas na UFABC e UNIFESP, em São Paulo
Resumo
Na primeira parte deste artigo, caracterizamos a constituição de um padrão de estratificação horizontal a partir das políticas referentes ao ensino superior dos últimos anos. Depois, apresentamos parte dos resultados de uma pesquisa sobre trajetórias sociais de 12 estudantes, que ingressaram no ensino superior federal mediante a reserva de vagas estabelecida pela chamada Lei de Cotas. Com baseem entrevistas em profundidade e na solicitação de um memorial descritivo escrito por eles, procuramos qualificar as distintas vantagens e desvantagens em relação à produção da longevidade escolar que tendem a se associar aos subcotistas que e ingressam graças ao critério de renda e aqueles sem esse mesmo critério, por meio das quais verificamos afinidades e tensões entre os processos de
socialização e de escolarização desse nível escolar e das classes sociais de que provêm.
Downloads
Publicado
2017-09-18
Edição
Seção
Artigos
Licença
Conforme indicado no item 1.4 das Diretrizes para Autores,
Ao enviar o trabalho para ser avaliado pelo Conselho Editorial e/ou pelo corpo de pareceristas, o autor automaticamente concorda com a publicação de seu texto, sem qualquer ônus para os editores, uma vez que a Revista Habitus é gratuita e não remunera de forma alguma seus colaboradores. Caso o autor tenha interesse em republicar seu artigo futuramente em coletâneas impressas ou eletrônicas, deverá indicar a Revista Habitus - e o referido hipervínculo - como edição original (Exemplo: "Artigo originalmente publicado na Revista Habitus, Volume XX, Nº X, Ano XX, etc”).