GUERRA E PODER LOCAL NA LISBOA DE D. DINIS: ANÁLISE DE CAVALEIROS-VILÃOS E PEÕES EM UMA INTERFACE POLÍTICO-MILITAR (1279-1325)

Autores

  • Bruno Costa Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Comparada da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGHC/UFRJ). Pesquisador do Grupo de Estudos Medievais Portugueses (GEMPO).

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v3i1.44240

Palavras-chave:

Guerra, Lisboa, D. Dinis, Concelho, Política

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar de que forma as guerras que ocorreram durante o reinado português de D. Dinis interferiam e relacionavam-se com o poder local de Lisboa. Para efetuar essa análise, procuramos identificar essa interface em dois eventos militares: a guerra entre Portugal e Castela, com começo no ano de 1294 e fim em 1297, que culminou no Tratado de Alcañizes; e a guerra civil ocorrida de 1319 a 1324, a qual dividiu o reino entre aqueles que apoiavam D. Dinis e os que apoiavam o Infante D. Afonso, futuro D. Afonso IV. Cavaleiros-vilãos e peões lisboetas juntaram-se ao rei em ambos os eventos militares, o que levou a repercussões nas relações sociais de poder que permeavam a participação institucional na assembleia concelhia da cidade.

Downloads

Publicado

2015-09-08

Edição

Seção

Artigos