A GUERRA SANTA E A PARTICIPAÇÃO DA CAVALARIA NAS CRUZADAS NO ORIENTE

Autores

  • Bruno Borgongino Doutorando do Programa de Pós-Graduação em História Comparada (PPGHC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Colaborador do Programa de Estudos Medievais (PEM-UFRJ). Orientando da Prof.ª Dr.ª Leila Rodrigues da Silva.

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v3i1.44241

Palavras-chave:

Guerra Santa, Cavalaria, Cruzada.

Resumo

As cruzadas consistiam em movimentos de reconquista de Jerusalém e outros lugares santos que se intensificou ao longo do século XI. Nas expedições militares desse gênero, era comum a participação de representantes de uma cavalaria nobre. A sacralidade do combate perpetrado por essa elite militar montada era uma ideia recorrente nos textos eclesiásticos do período. Neste artigo, pretendo analisar o porquê da relação estabelecida pelo clero ocidental entre o conceito de Guerra Santa e a participação da cavalaria nas cruzadas em Jerusalém.

O artigo está dividindo em duas partes. Na primeira, abordo os processos de longa duração que possibilitaram a associação entre Guerra Santa, cavalaria e cruzada – como a elaboração de critérios cristãos para uma guerra justa e o surgimento de uma nobreza cavaleira. Na segunda, analiso a relação entre Guerra Santa e ida de guerreiros montados a Jerusalém em diferentes versões do discurso convocatório de Urbano II.

Downloads

Publicado

2015-09-08

Edição

Seção

Artigos