SOBREVIVÊNCIAS DO MEDIEVO PORTUGUÊS NA REGIÃO SUDESTE DE GOIÁS

Auteurs

  • Wanderson Ribeiro Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão (UFG-RC)
  • Wellen Machado Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão (UFG-RC).
  • Teresinha Duarte Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão (RC), responsável pela Disciplina História de Portugal Medieval, orientadora do trabalho

DOI :

https://doi.org/10.55702/medievalis.v3i2.44256

Mots-clés :

Portugal Medieval, Sudeste Goiano, Cultura

Résumé

O objetivo principal deste artigo consistiu em apresentar e compreender aspectos culturais do nosso cotidiano como sobrevivências de tradições portuguesas medievais existentes na cultura brasileira, sobretudo, na região Sudeste de Goiás. Assim, buscou-se retratar alguns aspectos religiosos, festivos e alimentares pertencentes ao Portugal medievo, que aqui chegaram por intermédio dos colonos portugueses. Nesse sentido, buscamos abordar a relevância de Portugal medieval para a formação de alguns dos nossos hábitos culturais e, discutir importantes tradições e costumes presentes no nosso dia-a-dia, como por exemplo: algumas das festas religiosas, suas peculiaridades e a devoção aos santos; as feiras populares com seus significados, um costume português bem apreciado na região; e, por fim, alguns aspectos culinários, tais como: o uso de certos temperos e especiarias, a maneira de preparar a comida e o modo de consumo das carnes e frutas. Em um primeiro momento expomos esses aspectos de forma geral no país e, em seguida nos focamos especificamente na região do Sudeste Goiano.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur

Wanderson Ribeiro, Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão (UFG-RC)

Graduando em Psicologia.

Wellen Machado, Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão (UFG-RC).

Graduanda em Psicologia.

Teresinha Duarte, Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão (RC), responsável pela Disciplina História de Portugal Medieval, orientadora do trabalho

Professora associada da UEHCS/Universidade Federal de Goiás-Regional Catalão (RC) responsável pela Disciplina História de Portugal Medieval.

Téléchargements

Publiée

2015-09-08

Numéro

Rubrique

Artigos