GALAAZ E LANCELOT N’ A DEMANDA DO SANTO GRAAL: MODELOS IDEAIS DE CAVALEIRO EM CONFRONTO

Autores

  • Adriana Zierer Docente da Graduação e do Mestrado em História, Ensino e Narrativas da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v4i1.44258

Palavras-chave:

Cavaleiro Cortês, Cavaleiro Cristão, Galaaz, Lancelot

Resumo

No século XII surge na literatura a figura do cavaleiro cortês, melhor expresso pela figura de Lancelot do Lago no poema o Cavaleiro da Carreta (Chevalier de la Charrette), de Chrétien de Troyes. Além de mostrar uma ética cavaleiresca e a união da nobreza enquanto grupo, o cavaleiro possui determinadas qualidades: corajoso, educado, fiel até a morte à dama amada Guinevere e o melhor cavaleiro da corte arturiana. No século XIII, com a prosificação da Matéria da Bretanha desponta um outro modelo literário, o do cavaleiro cristão. Este é o filho de Lancelot e seu oposto: Galaaz. No romance de cavalaria A Demanda do Santo Graal, Galaaz é o eleito para encontrar o Santo Vaso porque nunca teve pecado nem em pensamento. Inserido no modelo do cavaleiro cristão também se insere a obra O Livro da Ordem de Cavalaria, uma espécie de manual pedagógico do filósofo catalão Ramon Llull, o qual visava direcionar os cavaleiros para valores morais e éticos. Assim, num momento de preocupação com as turbulências da nobreza enquanto grupo, o modelo cristianizado do século XIII propunha como elementos do cavaleiro ideal a obediência à Igreja, a conservação da ordem social e a castidade.

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Publicado

2015-09-23

Edição

Seção

Artigos