DEVŞIRME: O PROCESSO DE RECRUTAMENTO DE JOVENS CRISTÃOS SOB O DOMÍNIO DO IMPÉRIO OTOMANO NA EUROPA (SÉCULO XV): ANÁLISES TEÓRICO-HISTORIOGRÁFICAS

Autores

  • Lucas Martiniano Pereira Pós-graduando do Curso de Especialização em História Antiga e Medieval CEHAM/UERJ. Licenciado em História pela UNIABEU – Centro Universitário (RJ).

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v4i2.44270

Palavras-chave:

Janízaro, Devşirme, Império Otomano

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar uma breve análise sobre a relação
sociocultural presente no contato entre otomanos e sociedades da Europa Oriental que estavam sob o seu domínio no século XV, enfatizando o processo de recrutamento militar infantil, o Devşirme, que utilizou crianças cristãs e judias dessas regiões.
Estabeleceremos um diálogo historiográfico que aponte a questão do discurso de resistência ao recrutamento infantil e as consequências dessa prática. Buscaremos, a partir dessa perspectiva, analisar o processo de construção do imaginário coletivo por meio de Edward Said com o seu conceito de “geografia imaginativa”, considerando principalmente o Devşirme como um concreto atrito entre os pensamentos ocidentais cristãos e orientais islâmicos.

Downloads

Publicado

2016-08-06

Edição

Seção

Artigos