O conceito de política no período antigo e medieval: Maquiavel e Aristóteles como bases epistemológicas da política contemporânea

Autores

  • Jefferson Evaristo IFF

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v7i2.44299

Resumo

Mostramos em texto anterior (EVARISTO, 2018) como na história humana o conceito de política foi um dos mais profícuos objetos/campos de investigação, com variações, nuances, significações e ressignificações várias. Dentro do domínio das ciências humanas e sociais, notadamente na Filosofia, Teologia, Psicologia e Direito – e, aqui, nos Estudos Linguísticos, área que motivou o presente texto –  é área com vasta produção, sendo marcada em praticamente todos os dicionários técnicos da área de Filosofia. Em nosso texto, buscamos apresentar o cenário aristotélico e maquiavélico da fundação da política moderna, indicando como, de maneira geral, os autores contemporâneos replicam e retomam as noções desses dois autores, um antigo e outro medieval, para fundamentar suas proposições.

Biografia do Autor

Jefferson Evaristo, IFF

Doutor em Língua Portuguesa pela UERJ (2020) e doutor em Letras Neolatinas (língua italiana) pela UFRJ (2019). Mestre em Letras Neolatinas pela UFRJ. Formado em Letras Português/Italiano e especialista em Língua Italiana - Tradução, ambos pela UERJ. Atualmente é professor de Língua Portuguesa na UERJ.

Downloads

Publicado

2021-04-09

Edição

Seção

Artigos