Reflexos do medievo em Il martirio di San Sebastiano

Autores

  • Fernanda Fellipe Lacerda Gerbis Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v9i2.44320

Palavras-chave:

Teatro medieval, Gabriele D’Annunzio, Il martirio di San Sebastiano, Decadentismo italiano.

Resumo

Este artigo pretende abordar alguns elementos do teatro medieval que podem ser observados na obra teatral Il martirio di San Sebastiano (1911), do poeta italiano Gabriele D’Annunzio (1863-1938). Reconhecidamente um amante das artes e das diferentes culturas, o poeta abrucês evidência, em seu texto, elementos como o paganismo e a fé cristã, em um misto de sensualismo e violência, típicos das representações teatrais do medievo. Além disso, os temas do mistério e das mansões, típicos do teatro medieval de território francês durante os séculos XIV, XV e XVI, são identificáveis na estrutura cênica do texto, através das poéticas e detalhadas didascálias. A figura estética e a história de mártir do Santo, símbolo de alegoria para os poetas decadentes do século XIX, são a inspiração dannunziana ao escrever o seu mistério em ritmo francês. Nesse sentido, D’Annunzio burila, assim como um arteficie das palavras, todos esses elementos em seu texto, tipicamente novecentesco.

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Publicado

2021-04-16

Edição

Seção

Artigos