Os aspectos da reduntantia e distractio como fundamento da felicidade, na noética e ética de Santo Tomás de Aquino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v10i1.45403

Palavras-chave:

Santo Tomás, Virtude, Redundantia, Distractio

Resumo

O presente trabalho tem, como intuito principal, a reflexão direcionada ao modo específico pelo qual o ser humano pode ser devidamente classificado como tal: a atividade racional. Sendo assim, em seus diversos aspectos, tudo o que é chamado propriamente virtude é o que pode ser realizado de modo resoluto, rápido e com deleite. Deste modo, torna-se evidente que os atos realizados pelo homem, em uma esfera prática – mormente –, necessitam de uma resolução superior, ou seja, de uma resolução especificamente humana, que chamamos de racional.

Referências

AQUINO, Tomás de. As Paixões da Alma. Tradução, edição e notas de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. 1ª ed. São Paulo: EDIPRO, 2015a.

AQUINO, Tomás de. A sensualidade: quaestiones disputatae de veritate: questão 25. Tradução, edição e notas de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. São Paulo: EDIPRO, 2015b.

AQUINO, Tomás de. O apetite do bem e a vontade: quaestiones disputatae de veritate: questão 22. Tradução, edição e notas de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. São Paulo: EDIPRO, 2015c.

AQUINO, Tomás de. As Virtudes Morais: Questões Disputadas sobre a virtude - questão 1 e 5. edição e tradução de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. Campinas, SP: Ecclesiae, 2012.

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica: Ia IIae. Tradução de Alexandre Correia. 4ª ed.. Campinas,SP: Ecclesiae, 2016a.

AQUINO, Tomás de. Suma teológica: III. São Paulo: Loyola, 2016b.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução do grego, introdução e notas de Mário da Gama Kury. 3ª ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

MENESES, Paulo Gaspar de. O conhecimento afetivo em Santo Tomás. São Paulo: Loyola, 2000.

PHILIPPE, Marie-Dominique, O Amor: na visão Filosófica, Teológica e Mística. Petrópolis: Vozes, 1998.

Downloads

Publicado

2021-08-06

Edição

Seção

Artigos