Os aspectos da reduntantia e distractio como fundamento da felicidade, na noética e ética de Santo Tomás de Aquino

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v10i1.45403

Palabras clave:

Santo Tomás, Virtude, Redundantia, Distractio

Resumen

O presente trabalho tem, como intuito principal, a reflexão direcionada ao modo específico pelo qual o ser humano pode ser devidamente classificado como tal: a atividade racional. Sendo assim, em seus diversos aspectos, tudo o que é chamado propriamente virtude é o que pode ser realizado de modo resoluto, rápido e com deleite. Deste modo, torna-se evidente que os atos realizados pelo homem, em uma esfera prática – mormente –, necessitam de uma resolução superior, ou seja, de uma resolução especificamente humana, que chamamos de racional.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Citas

AQUINO, Tomás de. As Paixões da Alma. Tradução, edição e notas de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. 1ª ed. São Paulo: EDIPRO, 2015a.

AQUINO, Tomás de. A sensualidade: quaestiones disputatae de veritate: questão 25. Tradução, edição e notas de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. São Paulo: EDIPRO, 2015b.

AQUINO, Tomás de. O apetite do bem e a vontade: quaestiones disputatae de veritate: questão 22. Tradução, edição e notas de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. São Paulo: EDIPRO, 2015c.

AQUINO, Tomás de. As Virtudes Morais: Questões Disputadas sobre a virtude - questão 1 e 5. edição e tradução de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. Campinas, SP: Ecclesiae, 2012.

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica: Ia IIae. Tradução de Alexandre Correia. 4ª ed.. Campinas,SP: Ecclesiae, 2016a.

AQUINO, Tomás de. Suma teológica: III. São Paulo: Loyola, 2016b.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução do grego, introdução e notas de Mário da Gama Kury. 3ª ed. Brasília: Universidade de Brasília, 2001.

MENESES, Paulo Gaspar de. O conhecimento afetivo em Santo Tomás. São Paulo: Loyola, 2000.

PHILIPPE, Marie-Dominique, O Amor: na visão Filosófica, Teológica e Mística. Petrópolis: Vozes, 1998.

Publicado

2021-08-06

Número

Sección

Artigos