O IMAGINÁRIO DO MEDO ATRAVÉS DA FÉ: O INFERNO E O DIABO NO SÉCULO XIV A PARTIR DA OBRA DO JUÍZO FINAL (1306) DE GIOTTO DI BONDONE

Autores

  • Rheuren da Silva Lourenço Universidade Federal do Rio Grande - FURG
  • Nathalia Vieira Ribeiro Universidade Federal do Rio Grande - FURG

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v10i2.48152

Palavras-chave:

Idade Média, Igreja, Inferno, Diabo

Resumo

O Juízo Final é uma pintura do ínicio do século XIV, ilustrada na Capela Degli Scrovegni, em Pádua, de autoria do artista Giotto di Bondone cuja representação tem como cerne as alegorias da redenção, com a figura do Céu e de Deus, e da condenação, com as imagens do Inferno e do Diabo. Neste sentido, teceremos uma análise da obra supracitada, com o recorte específico na alegoria da condenação, enfocando-se, sobretudo, nas representações do Diabo e do Inferno, no intuito de perceber a forma como os medievos - sobretudo os campesinos - eram afetados pelas representações imagéticas da Igreja do século XIV.  Para isso,  nos valemos da metodologia de análise da semiótica sobre o Juízo Final, conforme propõe Martine Joly e do conceito de imaginário, tal como proposto por Sandra Pesavento.

Referências

DUBY, Georges. A Europa na Idade Média. Tradução de Antônio de Pádua Danesi. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

FRANCO JÚNIOR, Hilário. A Idade média: nascimento do ocidente. 2º Edição, revista e ampliada, São Paulo: Brasiliense, 2001.

JOLY, Martine. Introdução à análise da imagem. Ed. 70. Lisboa, Ed. Papirus editora, 1996.

KLANOVICZ, Jó; RODRIGUES, Icles; DE ANDRADE, Rodrigo Prates. “Venha a nós o Vosso reino”: a legitimação da Corte Medieval através da imagem da Corte Celestial. Mirabilia: electronic journal of antiquity and middle ages, n. 9, p. 133-147, 2009.

LE GOFF, Jacques. A civilização do Ocidente medieval. Tradução de Mônica Stahel. - Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.

________________. As raízes medievais da Europa. Tradução de Jaime A. Clasen - Petrópolis, RJ: Vozes, 2007.

________________; SCHMITT, Jean-Claude. Dicionário Temático do Ocidente Medieval. Bauru, SP: Edusc, 2006.

MEIRE, Aparecida Lóde Nunes; OLIVEIRA, Terezinha. Os vícios e as virtudes na cappella Degli Scrovegni: uma aproximação das questões filosóficas presentes no século XIII.. Notandum 42 set-dez 2016 – CEMOrOC - Feusp / IJI-Univ. do Porto

MELO, Thatiane Piazza de. O pintor na literatura: Giotto nas narrativas medievais. Recôncavo: Revista de História da UNIABEU. v.7, pp.116-138, 2017.

MELO, Thatiane Piazza de. Os infernos na “Divina Comédia” e nos afrescos da Capela Scrovegni: Contatos entre Dante Alighieri e Giotto di Bondone no século XIV. Téssera. Uberlândia, MG, v.3, n.2 | p. 40-55. 2021.

NOGUEIRA, Carlos Roberto F. O Diabo no imaginário cristão. 2º edição, Bauru - São Paulo: EDUSC, 2002.

NUNES, Lóde Meire Aparecida; OLIVEIRA, Terezinha . Os vícios e as virtudes na cappela Degli Scrovegni: Uma aproximação das questões filosóficas presentes no século XIII. Notandum (USP), v. 42, p. 79-92, 2016.

PERNOUD, Régine. Luz Sobre a Idade Média. Trad. António Manuel de Almeida Gonçalves. Mem Martins: Publicações Europa – América, 1997.

PESAVENTO, Sandra Jatahy. História e literatura: uma velha-nova história. In: COSTA, Cléria Botelho da & MACHADO, Maria Clara Tomaz. História e literatura: identidades e fronteiras. Uberlândia: EDUFU, 2006.

QUÍRICO, Tamara. As funções do Juízo final como imagem religiosa. História (São Paulo. Online), v. 29, p. 120-148, 2010.

ROPS, Daniel. A Igreja das Catedrais e das Cruzadas. Quadrante: São Paulo, 1993.

SCHIO, Jordana Eccel. O Julgamento do Diabo: análise da figura demoníaca em Nado Di Cione e Michelangelo, entre a Peste Bubônica e o Inferno de Dante (1350 - 1550). Revista Discente Ofícios de Clio, v. 04, p. 174-190, 2019.

SOUSA, Rainer Gonçalves. "Crise do Século XIV"; Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/crise-seculo-xiv.htm. Acesso em 12 de outubro de 2021.

TACHIBANA, Mariana Munhoz. A visão de Túndalo: uma perspectiva do inferno na baixa idade média. Dissertação de mestrado, orientador: Profº. Dr. Erivan Cassiano Karvat. Universidade Estadual de Ponta Grossa, pp. 1-91, 2017.

VAUCHEZ, André. A espiritualidade na Idade Média ocidental: (séculos VIII a XIII). Tradução: Lucy Magalhães - Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed, 1995.

Downloads

Publicado

2022-01-13

Edição

Seção

Artigos