A Analogia do Ser na Tradição Aristotélico-tomistica

Simone de Oliveira Gonçalves Bondarczuk

Resumo


Na obra de Tomás de Aquino,  a doutrina de analogia do ser passou a adquirir um papel central na ontologia e na teologia, portanto o artigo trata das origens desse conceito em confronto com suas matrizes clássicas, em Platão - mais espeficicamente nos Neoplatônicos - e em Aristóteles, bem como faz uma revisão das interpretações dos estudiosos modernos sobre o assunto.

Palavras-chave


Analogia do ser, ontologia, filosofia clássica

Texto completo:

PDF

Referências


R.M. McInerny, The Logic of Analogy. An Interpretation of St Thomas, The Hague, 1961

B. Montagnes, La doctrine de l'analogie de l'être d'après Saint Thomas d'Aquin, Louvain-Paris, 1963.

R.M. McInerny, Studies in Analogy, The Hague, 1968.

THOMAS Aq. De ente et essentia, ed. M. D. Roland-Gosselin, Le Saul-choir, 1926

THOM. Aq. Summa contra Gentiles, ed. Leonina, Roma, 1918-1930, III, 54, 6º.

THOM. Aq. Summa Theologiae, ed. Leonina, Roma, 1888-1903, Iª, q. 12, a. 1, ad 4um.

PLATÃO, Timeu, 31c. Tradução de C. Giarratano. Bari, 1967.

PLATÃO. República, 508 c., tr. di F. SARTORI (Bari, 1967).

P. Grenet. Les origines de l'analogie philosophique dans les dialogues de Platon. Paris, 1948.

H. Cherniss. Aristotle's Criticism of Plato and the Academy. I, Baltimore, 1944, pp. 229-233.




DOI: https://doi.org/10.55702/medievalis.v10i2.48698

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.