Distinção Essencial Entre Desejo e Vontade, na antropologia filosófica de Santo Tomás de Aquino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v11i1.53405

Palavras-chave:

Desejo, Vontade, Amor, Tomás de Aquino

Resumo

Assim como na contemporaneidade, também na Idade Média e, inclusive, no princípio da Idade Moderna havia uma problemática quanto a verificação do conceito de desejo e vontade. Para uma justa apuração destes conceitos, convém considerar uma filosofia propriamente realista, onde a constituição de corpo e alma adquire uma compreensão distinta das concepções modernas, uma compreensão harmônica, orgânica. Daí deduzir que, geralmente – na visão de muitos que foram influenciados por essa filosofia moderna/contemporânea – ,  não se sabe ao certo o que vem a ser desejo e o que vem a ser vontade, propriamente. Para que a concepção se clarifique, faz-se indispensável um olhar atento a esses termos fundamentais na antropologia filosófica realista.

Referências

AQUINO, Tomás de. As Paixões da Alma. Tradução de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. 1ª ed. São Paulo: EDIPRO, 2015a.

AQUINO, Tomás de. O Bem: questões disputadas sobre a Verdade, questão 21. Tradução de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. 1a ed. Campinas, SP: Ecclesiae, 2015b.

AQUINO, Tomás de. O apetite do bem e a vontade: quaestiones disputatae de veritate: questão 22. Tradução, edição e notas de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. São Paulo: EDIPRO, 2015c.

AQUINO, Tomás de. Comentário à Ética a Nicômaco de Aristóteles (I-III): o bem e as virtudes, volume I. Tradução, edição e notas de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. Rio de Janeiro: Mutuus, 2015d.

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica: Ia IIae. Tradução de Alexandre Correia. 4a ed.. Campinas,SP: Ecclesiae, 2016.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução do grego, introdução e notas de Mário da Gama Kury. 3a ed.. Brasília: Universidade de Brasília, 2002.

BOÉCIO, Severino. Liber De Persona Et Duabus Naturis. Disponível em: http://www.documentacatholicaomnia.eu/02m/0480-0524,_Boethius._Severinus,_Liber_De_Persona_Et_Duabus_Naturis_Contra_Eutychen_Et_Nestorium,_MLT.pdf. Acesso em: 10 jul. 2022.

MARITAIN, Jacques. Humanismo Integral: problemas temporais e espirituais de uma nova cristandade. Tradução de Margarida Hulshof. São Paulo: Cultor de Livros, 2018.

MELENDO, Tomás; MILLÁN-PUELLES, Lourdes. La pasión por la verdad: Hacia uma educación liberadora. Pamplona, ES: EUNSA, 1997.

Downloads

Publicado

2022-11-11

Edição

Seção

Artigos