Distinção Essencial Entre Desejo e Vontade, na antropologia filosófica de Santo Tomás de Aquino

Waiss Lucas Barboza Coelho

Resumo


Assim como na contemporaneidade, também na Idade Média e, inclusive, no princípio da Idade Moderna havia uma problemática quanto a verificação do conceito de desejo e vontade. Para uma justa apuração destes conceitos, convém considerar uma filosofia propriamente realista, onde a constituição de corpo e alma adquire uma compreensão distinta das concepções modernas, uma compreensão harmônica, orgânica. Daí deduzir que, geralmente – na visão de muitos que foram influenciados por essa filosofia moderna/contemporânea – ,  não se sabe ao certo o que vem a ser desejo e o que vem a ser vontade, propriamente. Para que a concepção se clarifique, faz-se indispensável um olhar atento a esses termos fundamentais na antropologia filosófica realista.


Palavras-chave


Desejo; Vontade; Amor; Tomás de Aquino

Texto completo:

PDF

Referências


AQUINO, Tomás de. As Paixões da Alma. Tradução de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. 1ª ed. São Paulo: EDIPRO, 2015a.

AQUINO, Tomás de. O Bem: questões disputadas sobre a Verdade, questão 21. Tradução de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. 1a ed. Campinas, SP: Ecclesiae, 2015b.

AQUINO, Tomás de. O apetite do bem e a vontade: quaestiones disputatae de veritate: questão 22. Tradução, edição e notas de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. São Paulo: EDIPRO, 2015c.

AQUINO, Tomás de. Comentário à Ética a Nicômaco de Aristóteles (I-III): o bem e as virtudes, volume I. Tradução, edição e notas de Paulo Faitanin e Bernardo Veiga. Rio de Janeiro: Mutuus, 2015d.

AQUINO, Tomás de. Suma Teológica: Ia IIae. Tradução de Alexandre Correia. 4a ed.. Campinas,SP: Ecclesiae, 2016.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômacos. Tradução do grego, introdução e notas de Mário da Gama Kury. 3a ed.. Brasília: Universidade de Brasília, 2002.

BOÉCIO, Severino. Liber De Persona Et Duabus Naturis. Disponível em: http://www.documentacatholicaomnia.eu/02m/0480-0524,_Boethius._Severinus,_Liber_De_Persona_Et_Duabus_Naturis_Contra_Eutychen_Et_Nestorium,_MLT.pdf. Acesso em: 10 jul. 2022.

MARITAIN, Jacques. Humanismo Integral: problemas temporais e espirituais de uma nova cristandade. Tradução de Margarida Hulshof. São Paulo: Cultor de Livros, 2018.

MELENDO, Tomás; MILLÁN-PUELLES, Lourdes. La pasión por la verdad: Hacia uma educación liberadora. Pamplona, ES: EUNSA, 1997.




DOI: https://doi.org/10.55702/medievalis.v11i1.53405

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.