O renascimento comercial e urbano na idade média central e algumas perspectivas medievalistas
DOI:
https://doi.org/10.55702/medievalis.v12i1.56619Palavras-chave:
Cidades. Comércio. Renascimento. Senhorios.Resumo
O presente artigo, ante os novos conhecimentos enriquecedores ofertados pelas pesquisas acerca da Idade Média, tem como escopo central desenvolver um referencial analítico em relação a configuração do renascimento comercial e urbano durante a idade média central, abrangendo as fortes mudanças nos segmentos sociais, mais especificamente nas esferas comerciais e urbanas. Inicialmente, visando apresentar uma pesquisa científica pluridimensional, destacaremos as fortes influências das perspectivas dos historiadores Henri Pirenne e Jacques Le Goff, os quais possuem notáveis estudos que contribuem para as novas compressões no que concerne a ampla conjuntura do medievo, além de nos servir de base na elaboração deste trabalho. Com base nos entendimentos estruturados a respeito dos novos moldes adotados pela sociedade medieval nas esferas comerciais e urbanas decorrentes de uma forte transformação a qual denominamos “renascimento”, discorreremos abordando o contexto socioeconômico da idade média central, as mudanças nas relações comerciais, a recomposição do espaço urbano e, por fim, os impactos dessas transições que se refletem numa ressignificação do poder através da ascensão burguesa. Nesse sentido, reafirmamos como as pesquisas medievalistas são terrenos férteis para o florescimento de novos e abrangentes conhecimentos que nos ofertam uma melhor compreensão no tocante as complexidades do nosso tempo presente.Referências
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