O conceito de apófase segundo Pseudo-Dionísio na obra Teologia Mística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v13i2.67455

Palavras-chave:

Dioníso Areopagita, Teologia Mística, teologia apofática, Treva Divina, silenciamento do intelecto e dos sentidos

Resumo

Dionísio Areopagita compôs uma das obras mais importantes para o pensamento medieval subsequente que é a Teologia Mística. O objetivo deste trabalho é apresentar a teologia apofática quando o autor se detém no tema da Treva Divina. Esta é também chamada de teologia negativa, um modo de referir-se a Deus negativamente, pois os nomes dados a Ele não passam de analogias retiradas de nossa experiência concreta. O caminho da Treva Divina, portanto, consiste no progressivo silenciamento do intelecto e dos sentidos e, concomitantemente, na elevação das coisas concretas e individuais para o suprassensível, o supraexistente, no âmbito da Treva supraluminosa de Deus, onde a linguagem, o intelecto e os sentidos perdem o poder de explicação, restritos ao puramente natural ou concreto.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

- Livros

- AQUINO, St. Tomás de. Suma Contra os Gentios. Tradução de D. Odilão Moura, OSB. Campinas. Ecclesiae, 2017.

-__________. Suma Teológica, Vol 1- La pars. Tradução de Alexandre Correia. Campinas. Ecclesiae, 2017.

- ANDYA, Y. L’union à Dieu chez Denys l’Areopagite. New York. E.J.Brill, 1996.

- ANSELMO, S. Proslógio. Tradução e notas de Angelo Ricci. São Paulo. Col. Os Pensadores. Abril Cultural, 1973.

- COPLESTON, F. Uma história da Filosofia, vol. 1: Grécia, Roma e Filosofia Medieval. Tradução de Augusto Caballero Fleck, Carlos Guilherme e Ronald Robson. Campinas. Vide Editorial, 2021.

- DIONÍSIO, A. Teologia Mística. In: Mediaevalia, 10. Versão do Grego e estudo complementar de Mário Santiago de Carvalho. Porto. Fundação Eng. António de Almeida, 1996.

- ___________. Teologia Mística. Tradução e apresentação de Marco Lucchesi. Rio de Janeiro. Mauad X, 2021.

- FRAILE. Guilhermo. Historia de la Filosofia , vol. IIa. Madrid. Biblioteca de Autores Cristianos, 1975.

- FRANCA, Leonel. A psicologia da fé. Campinas. Calvariae Editorial, 2019.

- GILSON. Étienne. O tomismo – Introdução à filosofia de Santo Tomás de Aquino. Tradução de Juvenal Savian Filho. São Paulo. Editora WMF Martins Fontes, 2024.

- HADOT, P. Exercícios espirituais e filosofia antiga. Tradução de Flávio Fontenelle e Lorraine Oliveira. São Paulo. É Realizações, 2014.

- LELOUP, J. A teologia mística de Dionísio, O Areopagita. Um obscuro e luminoso silêncio. Tradução de Karin Andrea de Guise. Petrópolis. Vozes, 2014.

- PLATÃO. República. Tradução de Maria Helena da Rocha Pereira. Lisboa: Calouste Gulbenkian, 1993.

- _______. Teeteto. 4ª ed. Trad. Adriana Manuela Nogueira. Lisboa. Fundação Calouste Gulbenkian, 2015.

-_______. Timeu – Crítias. Tradução do grego, introdução e notas de Rodolfo Lopes. Coimbra. Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos, 2011.

- Artigos em Periódicos

- NASCIMENTO. C.A.R. Santo Tomás de Aquino e o conhecimento negativo de Deus. Interações: Cultura e Comunidade, Uberlândia, v. 3, n.3, p. 61-77, 2008.

- Artigos em forma de hipertextos

- DA COSTA, R. S. Dionísio Areopagita, teologia catafática e teologia apofática. Disponível em: <http://oleniski.blogspot.com/2015/04/dionisio-areopagita-teologia-catafatica.html> Acessado a data de 13/06/2024.

- NISSA, G. A vida Moisés. Disponível em: <https://sumateologica.wordpress.com/wpcontent/uploads/2010/02/gregorio_de_nissa_sobre_a_vida_de_moises.pdf> Acessado a data de 13/06/2024.

Downloads

Publicado

2025-08-06

Edição

Seção

Artigos