D. Dinis, um dos primeiros críticos e teorizadores literários em Portugal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.55702/medievalis.v14i2.69262

Palavras-chave:

D. Dinis, Crítica literária, teorização, poesia, trovadorismo

Resumo

A produção poética do rei D. Dinis (1261-1325) reveste-se de particular importância para o conhecimento não só das primeiras manifestações literárias peninsulares, mas também dos primeiros vestígios do exercício de um pensamento crítico sobre a literatura. No presente artigo, apresenta-se, em linhas gerais, o cancioneiro de D. Dinis, destacando as particularidades estético-literárias que o demarcam da produção dos demais trovadores galego-portugueses para, depois, se discutir, de modo fundamentado, o modo como o rei poeta exercita a crítica e teorização literárias em algumas das suas composições. Conhecedor do trovadorismo que se compõe em outras cortes europeias, em especial as dos reinos ibéricos e de além-Pirenéus, D. Dinis reflete sobre a arte de trovar, ora através do confronto criativo entre o que produzem os outros e o que ele próprio compõe, ora através de uma autoanálise e autocrítica poéticas. A atitude adotada pelo rei trovador torna-o, em plena época medieval, num dos primeiros – ou mesmo o primeiro – críticos e teorizadores literários em Portugal. É sobre função que incide o nosso estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rui Tavares de Faria, Universidade dos Açores CECH - Universidade de Coimbra

Professor Auxiliar Convidado

Departamento de Línguas, Literaturas e Culturas

Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Universidade dos Açores

Investigador Integrado do CECH - Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra

Referências

BUESCU, Maria Leonor Carvalhão. Literatura Portuguesa Medieval. Lisboa: Universidade Aberta, 1990.

FRIAS MARTINS, Manuel. Crítica Literária. In: CEIA, Carlos. E-Dicionário de Termos Literários, 2009a. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/critica-literaria, acessado em 20 de julho de 2025.

FRIAS MARTINS, Manuel. Teoria da Literatura. In: CEIA, Carlos. E-Dicionário de Termos Literários, 2009b. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/teoria-da-literatura, acessado em 20 de julho de 2025.

FERNÁNDEZ PEREIRO, Nydia G. B. Originalidad y sinceridad en la poesía de amor trovadoresca. La Plata: Universidad Nacional de La Plata/Instituto de Filología, 1968.

GONÇALVES, Elsa. A Lírica Galego-Portuguesa. Lisboa: Editorial Comunicação, 1983.

GONÇALVES, Elsa. Dom Denis. In: LANCIANI, Giulia; TAVANI, Giuseppe. Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 1993. p. 206-212.

JÚDICE, Nuno. Cancioneiro de D. Dinis. Lisboa: Teorema, 1998.

LANCIANI, Giulia. Cantiga de Amigo. In: LANCIANI, Giulia; TAVANI, Giuseppe. Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 1993a. p. 135-136.

LANCIANI, Giulia. Cantiga de Amor. In: LANCIANI, Giulia; TAVANI, Giuseppe. Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 1993b. p. 136-138.

LANCIANI, Giulia. Cantiga de Mestria. In: LANCIANI, Giulia; TAVANI, Giuseppe. Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 1993c. p. 139.

LOPES, Graça Videira (ed. coord.). Cantigas medievais galego-portuguesas. Corpus integral profano. Vol. 1. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal/Instituto de Estudos Medievais/Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, 2016.

MENDES, Ana Luiza (2014). Entre cantigas e crônicas, a identidade do rei Dom Dinis. Medievalis 3 (2), p. 1-15, 2014.

MENDES, Ana Luiza. A retórica trovadoresca de Dom Dinis, o rei que não tira a coroa ao trovar. Brathair 20 (1), p. 293-310, 2020.

MENDES, João. Teoria Literária. Lisboa: Editorial Verbo, 1986.

OLIVEIRA, António Resende de. Depois do Espectáculo Trovadoresco. A estrutura dos cancioneiros peninsulares e as recolhas dos séculos XIII e XIV. Lisboa: Edições Colibri, 1994.

OSÓRIO, Jorge A. D. Dinis: o rei, a língua e o reino. Máthesis 2: p. 17-36, 1993.

PICCHIO, Luciana Stetagno. A Lição do Texto. Filologia e Literatura. I – Idade Média. Lisboa: Edições 70, 1979.

PIZARRO, José Augusto de Sotto Mayor. D. Dinis. Lisboa: Círculo de Leitores/Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, 2005.

SARAIVA, António; LOPES, Óscar. História da Literatura Portuguesa. Porto: Porto Editora, 1994.

SARAIVA, Arnaldo. A crítica literária e a crítica literária em Portugal. Revista da Faculdade de Letras: série de Filologia (1), p. 63-89, 1973.

TAVANI, Guiseppe. Cantiga de Escárnio e Maldizer. In: LANCIANI, Giulia; TAVANI, Giuseppe. Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 1993. p. 138-139.

VENTURA, Leontina. D. Afonso III. Lisboa: Círculo de Leitores/Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, 2006.

Downloads

Publicado

2026-01-13

Edição

Seção

Artigos