D. Dinis, um dos primeiros críticos e teorizadores literários em Portugal
DOI:
https://doi.org/10.55702/medievalis.v14i2.69262Palavras-chave:
D. Dinis, Crítica literária, teorização, poesia, trovadorismoResumo
A produção poética do rei D. Dinis (1261-1325) reveste-se de particular importância para o conhecimento não só das primeiras manifestações literárias peninsulares, mas também dos primeiros vestígios do exercício de um pensamento crítico sobre a literatura. No presente artigo, apresenta-se, em linhas gerais, o cancioneiro de D. Dinis, destacando as particularidades estético-literárias que o demarcam da produção dos demais trovadores galego-portugueses para, depois, se discutir, de modo fundamentado, o modo como o rei poeta exercita a crítica e teorização literárias em algumas das suas composições. Conhecedor do trovadorismo que se compõe em outras cortes europeias, em especial as dos reinos ibéricos e de além-Pirenéus, D. Dinis reflete sobre a arte de trovar, ora através do confronto criativo entre o que produzem os outros e o que ele próprio compõe, ora através de uma autoanálise e autocrítica poéticas. A atitude adotada pelo rei trovador torna-o, em plena época medieval, num dos primeiros – ou mesmo o primeiro – críticos e teorizadores literários em Portugal. É sobre função que incide o nosso estudo.
Downloads
Referências
BUESCU, Maria Leonor Carvalhão. Literatura Portuguesa Medieval. Lisboa: Universidade Aberta, 1990.
FRIAS MARTINS, Manuel. Crítica Literária. In: CEIA, Carlos. E-Dicionário de Termos Literários, 2009a. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/critica-literaria, acessado em 20 de julho de 2025.
FRIAS MARTINS, Manuel. Teoria da Literatura. In: CEIA, Carlos. E-Dicionário de Termos Literários, 2009b. Disponível em: https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/teoria-da-literatura, acessado em 20 de julho de 2025.
FERNÁNDEZ PEREIRO, Nydia G. B. Originalidad y sinceridad en la poesía de amor trovadoresca. La Plata: Universidad Nacional de La Plata/Instituto de Filología, 1968.
GONÇALVES, Elsa. A Lírica Galego-Portuguesa. Lisboa: Editorial Comunicação, 1983.
GONÇALVES, Elsa. Dom Denis. In: LANCIANI, Giulia; TAVANI, Giuseppe. Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 1993. p. 206-212.
JÚDICE, Nuno. Cancioneiro de D. Dinis. Lisboa: Teorema, 1998.
LANCIANI, Giulia. Cantiga de Amigo. In: LANCIANI, Giulia; TAVANI, Giuseppe. Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 1993a. p. 135-136.
LANCIANI, Giulia. Cantiga de Amor. In: LANCIANI, Giulia; TAVANI, Giuseppe. Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 1993b. p. 136-138.
LANCIANI, Giulia. Cantiga de Mestria. In: LANCIANI, Giulia; TAVANI, Giuseppe. Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 1993c. p. 139.
LOPES, Graça Videira (ed. coord.). Cantigas medievais galego-portuguesas. Corpus integral profano. Vol. 1. Lisboa: Biblioteca Nacional de Portugal/Instituto de Estudos Medievais/Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, 2016.
MENDES, Ana Luiza (2014). Entre cantigas e crônicas, a identidade do rei Dom Dinis. Medievalis 3 (2), p. 1-15, 2014.
MENDES, Ana Luiza. A retórica trovadoresca de Dom Dinis, o rei que não tira a coroa ao trovar. Brathair 20 (1), p. 293-310, 2020.
MENDES, João. Teoria Literária. Lisboa: Editorial Verbo, 1986.
OLIVEIRA, António Resende de. Depois do Espectáculo Trovadoresco. A estrutura dos cancioneiros peninsulares e as recolhas dos séculos XIII e XIV. Lisboa: Edições Colibri, 1994.
OSÓRIO, Jorge A. D. Dinis: o rei, a língua e o reino. Máthesis 2: p. 17-36, 1993.
PICCHIO, Luciana Stetagno. A Lição do Texto. Filologia e Literatura. I – Idade Média. Lisboa: Edições 70, 1979.
PIZARRO, José Augusto de Sotto Mayor. D. Dinis. Lisboa: Círculo de Leitores/Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, 2005.
SARAIVA, António; LOPES, Óscar. História da Literatura Portuguesa. Porto: Porto Editora, 1994.
SARAIVA, Arnaldo. A crítica literária e a crítica literária em Portugal. Revista da Faculdade de Letras: série de Filologia (1), p. 63-89, 1973.
TAVANI, Guiseppe. Cantiga de Escárnio e Maldizer. In: LANCIANI, Giulia; TAVANI, Giuseppe. Dicionário da Literatura Medieval Galega e Portuguesa. Lisboa: Caminho, 1993. p. 138-139.
VENTURA, Leontina. D. Afonso III. Lisboa: Círculo de Leitores/Centro de Estudos dos Povos e Culturas de Expressão Portuguesa, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2026 Rui Tavares de Faria

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution, que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.