Recensão de 'Treze Cartas e Três Bilhetes de Rachel Cohen' de Mário Cláudio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2019.v16n1a27045

Palavras-chave:

Resenha

Resumo

Livro resenhado:

Mário Cláudio. Treze Cartas e Três Bilhetes de Rachel Cohen. Porto: Modo de Ler – Centro Literário Marinho, Lda., 2018, 53 pp.

Biografia do Autor

José Emanuel Vieira, Centro de Literatura Portuguesa (FLUC) Instuto de Filosofia (FLUP)

José Vieira (1991) é licenciado em Línguas Modernas – Português/Francês (2012), mestre em Literatura de Língua Portuguesa: Investigação e Ensino (2014) e doutor em Literatura de Língua Portuguesa (abril 2019) pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, com a tese intitulada “A Escrita do Outro. Mentiras de Realidade e Verdades de Papel”.

É membro do projeto de investigação coordenado pelo professor doutor Carlos Reis, Figuras da Ficção, do Centro de Literatura Portuguesa, fazendo parte da comissão de redação do Dicionário de Personagens da Ficção Portuguesa. – (http://dp.uc.pt/apresentacao/dicionario-de-personagens-da-ficcao-portuguesa). É membro colaborador do projeto “Raízes e Horizontes da Filosofia e da Cultura em Portugal”, projeto integrante do Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, coordenado pela professora doutora Paula Silva. Foi bolseiro da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), de setembro de 2017 a dezembro de 2018, com a referência SFRH/BD/129166/2017.  Ganhou o 1º Prémio das Jornadas do Mar 2016 “Novos Rumos, Novos Desafios”, que decorreram na Escola Naval de Lisboa, de 8 a 11 de novembro de 2016, na área de História e Literatura, com a comunicação “A Ode Marítima como canto do cisne do mar português”. Lecionou algumas aulas de disciplinas como “Literatura e outras Artes”, “Literatura Portuguesa do Modernismo ao Pós-Modernismo”, “Estudos Queirosianos”, “Educação Literária”, entre outras, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, entre os anos letivos de 2015/2016 até 2018/2019, em cursos de licenciatura e de mestrado. Os seus interesses científicos centram-se na Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea, com especial enfoque na heteronímia, nos Estudos sobre a Personagem, na questão da Identidade e na Literatura e outras Artes, tendo participado em diversos congressos nacionais e internacionais, contando com as respetivas publicações. Atualmente é professor assistente de Língua e Literatura Portuguesas nas Universidades Taras Schevchenko e na Universidade Internacional de Línguística de Kiev, na Ucrânia, sendo ainda coordenador do Centro de Língua Portuguesa (CLP), do Instituto Camões IP no mesmo país.

Referências

• ABREU, M. F. “Manuscrito Encontrado (Motivo Do). In: BUESCU, Helena Carvalhão (Coord.). Dicionário do Romantismo Literário Português. Lisboa: Caminho, 1997.

• CLÁUDIO, Mário. Treze Cartas e Três Bilhetes de Rachel Cohen. Porto: Modo de Ler - Centro Literário Marinho, Lda., 2018.

• DOLEZEL, Lubomír. Heterocosmica. Fiction and Possible Worlds. Baltimore and London. The John Hopkins University Press, 1998.

• GELAIS, R. S. “Transfictionality”. In: HERMAN, D. et al (Eds.). Routledge Encyclopedia of Narrative Theory. London. Routledge, 2005.

• REIS, Carlos. Diálogos com José Saramago. Lisboa: Porto Editora, 2015.

• REIS, Carlos. Dicionário de Estudos Narrativos. Coimbra: Almedina, 2018.

• QUEIRÓS, Eça de. Os Maias. Episódios da Vida Romântica. Edição Crítica das obras de Eça de Queirós. Edição de Carlos Reis e Maria do Rosário Cunha. Reis, Carlos (Coord.). Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 2017.

Downloads

Publicado

2020-06-05