O tema do volfrâmio e o neorrealismo
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2019.v16n1a27152Palavras-chave:
neorrealismo, volfrâmio, romance histórico, condições socioeconómicas.Resumo
A importância da extração do volfrâmio durante a Segunda Guerra Mundial e as correspondentes consequências sociais e políticas terão, como seria de esperar, reflexos na literatura da época e na imediatamente posterior. A corrente neorrealista aproveitou-se deste fenómeno e dos problemas económicos e sociais que ele levantou e explorou-o em algumas das obras que podemos considerar paradigmáticas. Falamos dos contos Minério, de Miguel Torga (1941) e Ladrão!, de Marmelo e Silva (1943), bem como dos romances Volfrâmio (1943), de Aquilino Ribeiro e Minas de San Francisco (1946), de Fernando Namora. Apesar de não os poderemos considerar romances (ou contos) históricos, a verdade é que eles retratam as condições de vida das personagens e as mudanças que advieram das novas circunstâncias. Destacamos ainda um romance de 2008, de Miguel Miranda, intitulado O Rei do Volfrâmio – A última viagem com todo o requinte. O tom irónico e caricatural da última obra nada tem a ver com a problemática séria e empenhada dos textos dos anos 40. O contraste faz ressaltar a diferença entre o tratamento influenciado pela estética neorrealista e o aproveitamento sarcástico e de cariz alternativo da História em alguns dos romances contemporâneos.
Referências
• BARONI, Raphaël. Histoires Vécues, Fictions, Récits Factuels. Poétique nº151, 2007
• BESSA-LUÍS, Agustina, OLIVEIRA, Manoel de. Um Concerto em Tom de Conversa. org. e intr. de Aniello Angelo Avella. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2007
• BOUJU, Emmanuel. La Transcription de l’Histoire – Essai sur le Roman Européen de la Fin du XXe siècle. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2006
• FLEISHMAN, Avrom. The English Historical Novel — Walter Scott to Virginia Woolf. Baltimore and London: The Johns Hopkins Press, 1971
• FOLEY, Barbara. Telling the Truth — The Theory and Practice of Documentary Fiction. Ithaca and London: Cornell University Press, 1986
• FOREST, Philippe. Le Roman, le Réel et Autres Essais. Nantes: Ed. Cécile Defaut, 2007
• HAMEL, Jean-François. Revenances de l’Histoire – Répétition, Narrativité, Modernité. Paris: Les Editions de Minuit, 2006
• LIMA, Luiz Costa. História. Ficção. Literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2006
• MARMELO E SILVA, José. Obra Completa, coordenação e prefácio de Maria de Fátima Marinho. Porto: Campo das Letras, 2002
• MIRANDA, Miguel. O Rei do Volfrâmio – A Última Viagem com todo o Requinte. Lisboa: Dom Quixote, 2008
• NAMORA, Fernando. Minas de San Francisco. Lisboa: Publicações Europa-América, 2003 [1946]
• PAMUK, Orhan. O Meu Nome é Vermelho, tradução portuguesa de Filipe Guerra. Lisboa: Presença, 2007 [1998]
• RIBEIRO, Aquilino. Volfrâmio. Lisboa: Livraria Bertrand, 1961 [1943]
• SCOTT, Walter. Waverley. London: The Penguin English Library, 1983 [1814]
• TORGA, Miguel. Montanha. Coimbra, 1941
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).