Papel e função do escritor em tempo de questionação do neorrealismo
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2019.v16n1a27983Palavras-chave:
Fernando Namora, entrevistas, diário, reflexão metaliterária, Neorrealismo.Resumo
Nascido há 100 anos, Fernando Namora legou-nos uma obra literária bastante popular, antes e depois da Revolução do 25 de Abril de 1974. Conhecido sobretudo como romancista, em vários outros textos (paratextos), como entrevistas e escritos diarísticos, o autor interroga-se detidamente sobre o lugar e a função do escritor perante a sociedade do seu tempo. Isso acontece sobretudo nas entrevistas coligidas no livro Encontros, bem como nos volumes da série Cadernos de um Escritor. Correlacionadamente com essa reiterada meditação crítica, o autor também interroga e esclarece a relação controversa da sua obra com a estética do Neorrealismo.
Referências
AUERBACH, Eric. Mimesis: a representação da realidade na literatura ocidental. São Paulo: Perspectiva, 2015.
BERLEANT, Arnold. Art and Engagement. Philadelphia: Temple Univ. Press, 1991.
CHALENDER, Pierrette e Gérard. Temas e Estruturas na Obra de Fernando Namora. Lisboa: Moraes Editores, 1979.
COMPAGNON, Antoine. La Littérature, pour quoi faire?. Paris: Collège de France / Fayard, 2007.
DENIS, Benoît. Littérature et Engagement: de Pascal à Sartre. Paris: Éd. du Seuil, 2000.
GENETTE, Gérard. Seuils, Paris: Éd. du Seuil, 1987.
GUERREIRO, António. O Acento Agudo do Presente. Lisboa: Cotovia, 2000.
KUNDERA, Milan. Um Encontro. Lisboa: D. Quixote, 2010.
MARTINS, José Cândido de Oliveira. A palavra literária como discurso comprometido. Abril (Revista do Núcleo de Estudos de Literatura Portuguesa e Africana da UFF), Vol. 7, nº 14, 2015, p. 13-29.
MENDES, José Manuel. Os Implicados. Porto, AJHLP – Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, 2014.
–––––. [Entrevista], JL. Jornal de Letras, 10-23 de abril, p. 2, 2019.
NAMORA, Fernando. Jornal sem Data: cadernos de um escritor. Venda Nova: Bertrand, 1988.
–––––. Sentados na Relva: cadernos de um escritor. Venda Nova: Bertrand, 1987.
–––––. Encontros. 2ª ed. Lisboa: Bertrand [1ª ed., 1979], 1981.
–––––. Um Sino na Montanha: cadernos de um escritor. 4ª ed. Venda Nova: Bertrand, 1976.
–––––. Os Adoradores do Sol: cadernos de um escritor. Venda Nova: Bertrand, 1971.
–––––. Esboço Histórico do Neo-Realismo. Memórias da Academia das Ciências de Lisboa. Nº 7, 1961.
ORTEGA Y GASSET, José. Meditaciones del Quijote [1914]. Obras Completas. Vol. I. Madrid: Taurus / Fund. J. Ortega y Gasset, 2004.
REIS, Carlos. História Crítica da Literatura Portuguesa. Vol. IX [Do Neo-Realismo aos Post-Modernismo]. Lisboa: Verbo, 2005.
–––––. O Conhecimento da Literatura. Introdução aos Estudos Literários. Coimbra: Almedina, 1995.
–––––. O Discurso Ideológico do Neo-Realismo Português. Coimbra: Almedina, 1983.
SAID, Edward W. Representações do Intelectual (As Conferências Reith de 1993). São Paulo: Companhia das Letras, 2005.
______. Humanismo y Crítica Democrática (La responsabilidade pública de escritores e intelectuales). Barcelona: Debate, 2006.
SARTRE, Jean-Paul. Qu’est-ce que la Littérature. Paris: Gallimard / Folio, 2008 [1ª ed., 1948].
TORRES, Alexandre Pinheiro. O Neo-Realismo Literário Português. Lisboa: Moraes Editores, 1977.
______. Neo-Realismo (1935-1950). História da Literatura Portuguesa. Vol. 7 (As Correntes Contemporâneas). Lisboa, Alfa, p. 183-234, 2002.
SACRAMENTO, Mário. Fernando Namora. Lisboa: Arcádia, 1967.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).