De José Lins do Rego a Carlos de Oliveira: fogo, sombras e ruínas em romances de decadência e crise

Autores

  • Michele Dull Sampaio Beraldo Matter CEFET-RJ

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2019.v16n1a27985

Palavras-chave:

Romance de 30, Neorrealismo português, Estratégias narrativas, Recursos imagéticos.

Resumo

Partindo da já assinalada relação do Neorrealismo literário português com o grupo nordestino brasileiro dos anos 30, este artigo pretende ser uma análise comparativa de romances brasileiros e portugueses que apresentaram em sua diegese uma atmosfera de mudanças sociais que geraram a decadência e o declínio de certas estruturas de poder. Deseja-se uma leitura de Fogo Morto, romance do paraibano José Lins do Rego, e de Casa na Duna, do português Carlos de Oliveira, ambos publicados pela primeira vez em 1943, procurando explorar imagens e estratégias de narração que ali encenam o desajuste do homem com a realidade em um tempo de transição econômica e social. Ressalta-se aqui, mais uma vez, o cuidadoso investimento dos autores no exercício eminentemente estético de uma ética compromissada com o humano.

Biografia do Autor

Michele Dull Sampaio Beraldo Matter, CEFET-RJ

Professora Dra em Literatura Portuguesa formada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professora Efetiva do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET-RJ).

Referências

ANDRADE, Mário de. Fogo Morto. In: O empalhador de passarinho. 2ed. São Paulo: Martins, pp. 291-5. Apud REGO, José Lins do. Fogo Morto. Romance. Estudos de Otto Maria Carpeaux, Mário de Andrade e Antonio Carlos Villaça. 52ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998. pp. xix –xxii.

ARISTÓTELES. Poética. In: Os Pensadores. v. IV. São Paulo: Abril S/A Cultura e Industrial, 1973. pp. 439-471.

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Estudos de Teoria e História Literária. 10ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2008.

FRÉMONT, Armand. A região, o espaço vivido. Coimbra: Almedina, 1980.

NAMORA, Fernando. Terra. In: Novo Cancioneiro. Lisboa: Editorial Caminho, 1989. pp.97-112.

OLIVEIRA, Carlos de. Casa na Duna. Romance. 7ed. Lisboa: Sá da Costa, 1980.

REGO, José Lins do. Fogo Morto. Romance. Estudos de Otto Maria Carpeaux, Mário de Andrade e Antonio Carlos Villaça. 52ed. Rio de Janeiro: José Olympio, 1998.

VAL, Terezinha de Jesus da Costa. O lugar poético de Casa na Duna. Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: UFRJ, 1977.

TORRES, Alexandre Pinheiro. Re:apresentação do “Novo Cancioneiro”. In: Novo Cancioneiro. Lisboa: Editorial Caminho, 1989. pp. 9-95.

Downloads

Publicado

2020-06-05