De fornicadores fornicados: uma leitura de O Delfim de José Cardoso Pires
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2019.v16n1a28245Palavras-chave:
neorrealismo, romance, José Cardoso Pires.Resumo
Leitura de O Delfim de José Cardoso Pires a partir do conceito de cena de escrita. A consciência textual do narrador-autor deste romance de 1968 evidencia a um só tempo uma reflexão sobre o neorrealismo e uma transformação do neorrealismo.
Referências
BARTHES, Roland. Aula. Trad. Leyla Perrone-Moisés. São Paulo: Cultrix, 2010.
BARTHES, Roland. O prazer do texto. São Paulo: Perspectiva, 2006.
CERDEIRA, Teresa Cristina. Pós-escrito a O Delfim. In: LEPECKI, Maria Lúcia. José Cardoso Pires: uma vírgula na paisagem. Roma, Bulzoni Editore, 2003. pp. 175-188.
HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo – História, teoria, ficção. Trad. Ricardo Cruz. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1991.
LEPECKI, Maria Lúcia. Ideologia e imaginário. Ensaio sobre José Cardoso Pires. SãoPaulo: Moraes Editores, 1977.
LIMA, Francisco Ferreira de. Do inventário à invenção: Redol e o neorrealismo. Feira de Santana: UEFS, 2002.
LOURENÇO, Eduardo. O labirinto da saudade. Lisboa: Gradiva, 2010.
MARTELO, Rosa Maria. Cenas de escrita (alguns exemplos). In: A forma informe: leituras de poesia. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010, p.321-343.
PIRES, José Cardoso. O Delfim. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2008.
REDOL, Alves. Gaibéus. Lisboa: Editorial Caminho, 1989. Com Prefácio de Oscar Lopes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).