As distopias de Maria Judite de Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a34059Palavras-chave:
Conto português, distopias, ficção científica, Maria Judite de CarvalhoResumo
Apesar do estilo realista dos contos de Maria Judite de Carvalho, ela também é conhecida por seus escritos de literatura fantástica. O presente artigo pretende estabelecer uma leitura do livro de Carvalho, Os idólatras (1969), considerando a apropriação de temas tradicionais de gêneros populares, como o conto fantástico, a ficção científica e a distopia. Alguns desses temas são os interditos sociais, o autômato, e o banimento da arte.
Referências
ATWOOD, Margaret. Emma Watson interviews Margaret Atwood about The Handmaid's Tale. Entertainment weekly, 14 jul. 2017. Disponível em https://ew.com/books/2017/07/14/emma-watson-interviews-margaret-atwood-handmaids-tale/ Consultado em 24 out. 2019.
ATWOOD, Margaret. In other words – SF and the human imagination. London: Hachette Digital, 2011 [e-book].
CARVALHO, Maria Judite. As palavras poupadas. Lisboa: Arcádia, 1961.
CARVALHO, Maria Judite. Os idólatras. Lisboa: Prelo Editora, 1969.
CARVALHO, Maria Judite. Tempo de mercês. Lisboa: Seara Nova, 1973.
CARVALHO, Maria Judite. Seta despedida. Lisboa: Europa-América, 1995.
CARVALHO, Maria Judite. Obras completas vol. II. Paisagem sem barcos, Os armários vazios, O seu amor por Etel. Lisboa: Minotauro, 2018a.
CARVALHO, Maria Judite. Obras completas vol. III. Flores ao telefone, Os idólatras, Tempo de mercês. Lisboa: Minotauro, 2018b.
CARVALHO, Maria Judite. Obras completas vol. IV. A janela fingida, O homem no arame, Além do quadro. Lisboa: Minotauro, 2019.
DICK, Philip K. Androides sonham com ovelhas elétricas? Tradução Ronaldo Bressane. São Paulo: Aleph, 2014.
LE GUIN, Ursula K. A mão esquerda da escuridão. Tradução Susana L. de Alexandria. São Paulo: Aleph, 2014.
PAVLOSKI, Evanir. 1984 – a distopia do indivíduo sob controle. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2014 [e-book].
ROBERTS, Adam. A verdadeira história da ficção científica – do preconceito à conquista das massas. Tradução Mário Molina. São Paulo: Seoman, 2018.
ZAMIATIN, Eugene. Nós. Tradução Lia Alverga Wyler. Rio de Janeiro: Ed. Anima, 1983.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).