Vozes destoantes, amores impossíveis: algumas anotações sobre “Alice In Thunderland”
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a36616Palavras-chave:
Literatura PortuguesaResumo
O presente artigo visa investigar as imagens sobreviventes do livro Aventuras de Alice no país das maravilhas. Destacando a parti delas a questão do trauma, da memória e do afeto. Em seguida, a partir da leitura do conto “Alice in thunderland”, escrito por Teolinda Gersão e inserido no seu mais recente livro de contos – Prantos, amores e outros desvarios (2016) – pretendemos, por meio do foco narrativo, nos debruçarmos sobre as imagens fantasmáticas que atormentam a vida de Alice Lidell. Assombrada pela representação que fizeram de si quando criança, a personagem de Teolinda narra de forma enviesada a sua versão da história, rasurando a ficção de outrora e expondo seus traumas, tentando corporificar suas memórias e revelando seus conturbados afetos com Charles Dogson.Referências
BARTHES, Roland. A Câmara Clara. Trad: Júlio Castañon Guimarães. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015.
BERGER, John. Ways of Seeing. New York: Penguin Books, 2008.
BETTELHEIN, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Trad: Arlene Caetano. São Paulo: Paz e Terra, 2002.
CEIA, Carlos. Ecphrasis ou ekphrasis. Acesso em 10 de janeiro de 2020. (https://edtl.fcsh.unl.pt/encyclopedia/ecphrasis/)
CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 2009
DIDI-HUBERMAN, Georges. O que vemos, o que nos olha. Trad. Paulo Neves. 2 ed. São Paulo: Editora 34, 2010.
___________. A imagem sobrevivente: história da arte e tempo dos fantasmas segundo Aby Warburg. Trad. Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Contraponto, 2013. (Col. Arte Físsil).
___________. Que emoção! Que emoção? Trad. Cecília Cescato. 1 ed. São Paulo: Editora 34, 2016. (Coleção Fábula).
FAGUNDES, M. G. Uma Rapariga no País das Maravilhas: Mário Cláudio, Lewis Carroll e a tradição portuguesa. Convergência Lusíada, n. 39, p. 16-34, 30 jun. 2018.
GERSÃO, Teolinda. Alice in Thunderland. In: Prantos, Amores e outros desvarios. Porto: Porto, 2016.
MANGUEL, Alberto. Lendo imagens: uma história de amor e ódio. Tradução de Rubens Figueiredo, Rosaura Eichemberg, Cláudia Strauch. São Paulo: Companhia das Letras, 2001.
PAZ, Octavio. A dupla chama: amor e erotismo. Tradução Wladir Dupont. São Paulo: Siciliano, 1995.
SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, memória, literatura: o testemunho na era das catástrofes. Campinas: Ed. da UNICAMP, 2006.
SOUZA, Ronaldes de Melo e. A Poética da narrativa de primeira pessoa. In: SOUZA, Ronaldes de Melo e. Ensaios de Poética e Hermeneutica. Rio de Janeiro: Oficina de Raquel, 2010, p. 31-52.
WARBURG, Aby. Histórias de Fantasmas para gente grande: escritos, esboços e conferências .Organização Leopoldo Waizbort. Tradução de Lenin Bicudo Bárbara. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
Downloads
Arquivos adicionais
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).