Um conto novo, uma história secular
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a36809Palavras-chave:
Marília de Dirceu, História, Ficção.Resumo
RESUMO
Ao recolocar em cena, como personagens do conto português contemporâneo, as figuras de Gonzaga e Marília, através do processo de reescrita, o contista Mário Cláudio entrecruza, em sua escrita, tradição e modernidade, utilizando-se dos conteúdos histórico-biográfico e poético, que fazem parte dessa história, e acrescenta à sua versão fortes pinceladas de ficção para compor a narrativa que apresenta ao leitor a visão do além-mar sobre os mais célebres amantes da literatura brasileira. A postura assumida pelo escritor, na composição do conto “Tomás António Gonzaga e Marília de Dirceu”, que faz parte do livro Triunfo do amor português, ao recontar essa história, será discutida neste trabalho a partir das estratégias narrativas utilizadas pelo autor, que se coloca entre a história e a ficção nessa obra que tem como tema os grandes amores portugueses.
Referências
AGUIAR, Melânia Silva de. In: Marília de Dirceu. Edição do Bicentenário. Prefácio, notas, estabelecimento do texto e cronologia da vida e da obra por Melânia Silva de Aguiar. Rio de Janeiro: Garnier, 1992.
BANDEIRA, Manuel. Seleta em prosa e verso. 5. ed. Rio de Janeiro: José Olímpio, 1986.
ARNAUT, Ana Paula. Três homens e um livro: Boa Noite, Senhor Soares, de Mário Cláudio. In: Norma e transgressão 2. Coimbra: Imprensa da Universidade, 2011.
BESSA‑LUÍS, Augustina. Prefácio. In: CLÁUDIO, Mário. Triunfo do Amor Português. Alfragide: Dom Quixote, 2014.
CLÁUDIO, Mário. Meu Porto. Lisboa: Dom Quixote, 2001.
CLÁUDIO, Mário. Triunfo do Amor Português. Prefácio de Agustina Bessa-Luís. 3. ed. Alfragide: Dom Quixote, 2014.
CORTÁZAR, Julio. Valise de cronópio. 2. ed. São Paulo: Perspectiva, 2006.
GONZAGA, Tomás Antônio. Marília de Dirceu. Edição do Bicentenário. Prefácio, notas, estabelecimento do texto e cronologia da vida e da obra por Melânia Silva de Aguiar. Rio de Janeiro: Garnier, 1992.
MOISÉS, Massaud. O conto português. 6. ed. São Paulo: Editora Cultrix, 2005.
POE, Edgar Allan. Poemas e Ensaios. Trad. Oscar Mendes e Milton Amado. 2. ed. São. Paulo: Globo, 1987.
SARAIVA, António José; LOPES, Óscar. História da Literatura Portuguesa. 17. ed. Porto: Porto Editora, 2005.
SOARES, Martinho. O essencial sobre Mário Cláudio. Lisboa: Imprensa Nacional, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).