O surrealismo dum ocidental
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a36868Palavras-chave:
Mário Cesariny, Surrealismo, Tradição, “Corpo visível”.Resumo
O poema “Corpo Visível”, do pintor, poeta, ensaísta português Mário Cesariny de Vasconcelos, publicado em 1950, carrega aparentemente entre o seu título e o seu conteúdo uma contradição: por um lado, o título do poema evoca a visibilidade de um corpo; por outro, na leitura de seus versos, percebemos que as imagens que o atravessam, embora possam ser legíveis, não são necessariamente visíveis. A partir de algumas reflexões necessárias para o entendimento da produção poética de Mário Cesariny, estabelecerei uma leitura cerrada do poema, buscando pensar qual corpo – ou que corpus – se tornará legível no poema.
Referências
ANDRADE, Eugénio de. Antologia breve. Rio de Janeiro: Civilização brasileira, 1983.
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
_____. A água e os sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
BATAILLE, Georges. Documents. Florianópolis: Cultura e Barbárie, 2018.
BAUDELAIRE, Charles. As Flores do Mal. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1985.
BENJAMIN, Walter. “O Surrealismo. O último instantâneo da inteligência europeia”. In: Magia e Técnica, Arte e Política. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BLANCHOT, Maurice. “Reflexões sobre o Surrealismo”, “O mistério nas letras”. In: A parte do fogo. Rio de Janeiro: Rocco, 2011.
BLUTEAU, Raphael. Dicionário. Disponível em: http://200.144.255.59/catalogo_eletronico/consultaDocumentos.asp?Tipo_Consulta=Acervo&Acervo_Codigo=1&Setor_Codigo=11
BRETON, André. Manifestos do Surrealismo. Rio de Janeiro: Editora Nau, 2001.
CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. São Paulo: Abril Cultural, 1978.
CESARINY, Mário. A Intervenção Surrealista. Lisboa: Assírio & Alvim, 1997.
VERDE, Cesário. Obra Completa de Cesário Verde. Lisboa: Portugália, 1964.
HOBSBAWM, Eric. A era dos extremos. São Paulo: Companhia das Letras, 1995.
PESSOA, Fernando. Mensagem. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).