Resenha sobre o livro Literaturas africanas comparadas paradigmas críticos e representações em contraponto
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a37297Palavras-chave:
Literaturas africanas, Elena Brugioni, Pós-colonialidadeResumo
A representação literária é um gesto de linguagem que perpassa algumas questõesinerentes ao processo de pôr o continente africano em discurso. Se a arte produz imagens –
sejam visuais (artes plásticas e cinematográficas) ou verbais (literatura escrita ou oral) – o
significante “África”², por meio da representação, sofre uma construção imagética, desde o
período colonial até a contemporaneidade, responsável pela formação de um imaginário
coletivo ocidental, notadamente exótico e fabuloso. Dos estigmas e estereótipos que sustentam
esse pensamento opressor, destaco a ideia de supremacia da razão crítica cartesiana. Noção que
desvaloriza outras linhas de organização do pensamento. Nesse sentido, tudo o que foge à
lógica e à visão de mundo do sistema de produção capitalista, que escapa a esse centro
magnético e irradiante, é menosprezado e posto em posição periférica.
...
Referências
BRUGIONI, Elena. Literaturas Africanas comparadas: paradigmas críticos e representações em contraponto. Campinas: Editora da Unicamp, 2019, 256 p.
Downloads
Publicado
2021-06-06
Edição
Seção
Ler e depois
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).