Teresa Veiga - O poder da consciência

Autores

  • Serafina Maria Martins Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a37421

Palavras-chave:

Literatura portuguesa, Conto, Teresa Veiga

Resumo

RESUMO

Os contos de Teresa Veiga, uma escritora que já recebeu três vezes o Grande Prémio do Conto Camilo Castelo Branco, constituem a demonstração plena de que na narrativa breve se pratica, tal como poesia lírica, a arte da sugestão. Aparentemente explicativos e claros, são, na verdade, omissos, misteriosos e um grande desafio para qualquer tipo de leitor. Isto deve-se, entre outros motivos, às estruturas narrativas e à existência, explícita ou latente, de diferentes versões dos factos acontecidos. O artigo aborda estas características de forma exploratória, na expectativa de contribuir para a identificação de traços sistémicos na obra de Teresa Veiga, uma das mais extraordinárias ficcionistas portuguesas contemporâneas.

Biografia do Autor

Serafina Maria Martins, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Professora da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigadora integrada do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (CLEPUL), onde coordena actualmente o Grupo 1 - Literatura e Cultura Portuguesas.

Referências

Referências:

AUYOUNG, Elaine. Partial cues and narrative understanding in Anna Karenina. In: BERNAERTS, Lars; GEEST, Dirk de; HERMAN, Luc; VERVAECK, Bart (org). Stories and minds: cognitive approaches to literary narrative. Lincoln and London: University of Chicago Press, 2013, p. 59-78.

Disponível em: www.jstor.org/stable/j.ctt1ddr7zh.7.

Último acesso em: 26 de Julho de 2020.

BERNAERTS, Lars; CARACCIOLO, Marco; HERMAN, Luc; VERVAECK, Bart. The storied lives of non-human narrators. Narrative, Ohio, vol. 22, n. 1, January 2014, p. 68-93.

Disponível em: https://muse.jhu.edu/article/536491/pdf

Último acesso em: 31 de Julho de 2020.

BERNAERTS, Lars; GEEST, Dirk de; HERMAN, Luc; VERVAECK, Bart. Introduction: cognitive narrative studies: themes and variations. In: BERNAERTS, Lars; GEEST, Dirk de; HERMAN, Luc; VERVAECK, Bart (org). Stories and minds: cognitive approaches to literary narrative. Lincoln and London: University of Chicago Press, 2013, p. 1-19.

Disponível em: www.jstor.org/stable/j.ctt1ddr7zh.4

Último acesso em: 26 de Julho de 2020.

CORREIA, Carlos João. Sentimento de si e identidade pessoal. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa, 2012.

DANNENBERG, Hilary P. Gerald Prince and the fascination of what doesn't happen. Narrative, Ohio, vol. 22, n. 3, October 2014, p. 304-311. Disponível em: www.jstor.org/stable/24615576

Último acesso em: 26 de Julho de 2020.

FLUDERNIK, Monica. Second person fiction: narrative "You" as addressee and/or protagonist. AAA: Arbeiten aus Anglistik und Amerikanistik, Tübingen, vol. 18, n. 2, 1993, p. 217-247.

Disponível em:www.jstor.org/stable/43023644

Último acesso em: 26 de Julho de 2020.

GUEDES, Maria Estela. Os mistérios de Agustina. Diário de Notícias, Lisboa, 1 jul. 1992. Livros, p. 4-5.

HEMEROTECA DIGITAL – CÂMARA MUNICIPAL DE LISBOA. Títulos. Disponível em: http://hemerotecadigital.cm-lisboa.pt/Indice/IndiceA.htm

Último acesso em: 26 de Julho de 2020.

HERMAN, David. Cognitive narratology. In: HÜHN, Peter; MEISTER, Jan Christoph; PIER, John; SCHMID, Wolf (eds).The living handbook of narratology. Hamburg: Interdisciplinary Center for Narratology – University of Hamburg, 2013.

Disponível em: http://lhn.sub.uni-hamburg.de/index.php/Cognitive_Narratology.html

Último acesso em:31 de Julho de 2020.

LODGE, David. A consciência e o romance. Alfragide: Edições Asa, 2009.

MÄKELÄ, Maria. Cycles of narrative necessity: suspect tellers and the textuality of fictional minds. In: BERNAERTS, Lars; GEEST, Dirk de; HERMAN, Luc; VERVAECK, Bart (org). Stories and minds: cognitive approaches to literary narrative. Lincoln and London: University of Chicago Press, 2013, p. 129-152. Disponível em: www.jstor.org/stable/j.ctt1ddr7zh.10

Último acesso em: 26 de Julho de 2020.

MARGOLIN, Uri. Character. In: HERMAN, David (ed.). The Cambridge companion to narrative. Cambridge: Cambridge University Press, 2007, p. 66-79. Disponível em: https://doi.org/10.1017/CCOL0521856965.005

Último acesso em: 26 de Julho de 2020.

MATEUS, Isabel Cristina. Gente melancolicamente louca ou a arte do conto de Teresa Veiga. Cintilações: revista de poesia, ensaio e crítica, Fafe, jun. 2019, p. 117-121.

Disponível em: http://repositorium.sdum.uminho.pt/bitstream/1822/64008/1/CINTILAC%cc%a7O%cc%83ES.PDF

Último acesso em: 26 de Julho de 2020.

PRINCE, Gerald. The disnarrated. Style, Pennsylvania, vol. 22, n. 1, Spring 1988, p. 1-8.

Disponível em: www.jstor.org/stable/42945681

Último acesso em: 26 de Julho de 2020.

SOARES, Marcelo Pacheco. O cânone e o contemporâneo em um conto fantástico de Teresa Veiga. Forma Breve: revista de literatura, Aveiro, n. 14, 2017, p. 271-287. Disponível em: : https://doi.org/10.34624/fb.v0i14.385

Último acesso em: 26 de Julho de 2020.

VALA, João Pedro. O genial jogo das escondidas de Teresa Veiga. Observador, Lisboa, 9 jan. 2017.

Disponível em: https://observador.pt/2017/02/09/o-genial-jogo-das-escondidas-de-teresa-veiga/

Último acesso em: 26 de Julho de 2020.

VAN GULICK, Robert. In: ZALTA, Edward N. (ed.). The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Stanford: The Metaphysics Research Lab – Center for the Study of Language an Information – Stanford University, Spring 2018 edition.

Disponível em: https://plato.stanford.edu/archives/spr2018/entries/consciousness

Último acesso em: 26 de Julho de 2020.

VEIGA, Teresa. História da Bela Fria. Lisboa: Cotovia, 1992.

VEIGA, Teresa. Gente melancolicamente louca. Lisboa: Tinta-da-China, 2015.

Downloads

Publicado

2021-06-06