Ungulani Ba Ka Khosa e o fim dos mundos em Orgia dos loucos

Autores

  • Eliel Januario de Morais UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2020.v17n1a37895

Palavras-chave:

Ungulani, Líquidos, Orgia dos loucos.

Resumo

Ungulani Ba Ka Khosa, romancista moçambicano amplamente reconhecimento por sua obra de abertura na literatura de Moçambique, Ualalapi, se dispõe novamente a reescrever a história em Orgia dos loucos, ao lançar seu olhar sobre as vozes esquecidas do pós-Independência do país banhado pelo Oceano Índico. Em meio às disputas pelo poder travadas após a libertação, os personagens dos contos reunidos nesta obra se veem no limiar do fim de seus mundos, um constante encontro entre vida e morte, início e fim, permeado pela exacerbação dos líquidos, fio condutor que liga tais acontecimentos ao fim da existência na cultura religiosa ocidental, o Dilúvio. O presente trabalho busca discorrer acerca do processo de reformulação da história perpassado pelos fenômenos escatológicos que acometem os personagens. 


Biografia do Autor

Eliel Januario de Morais, UFRJ

Eliel Januario de Morais possui graduação em Abi - Letras - Português - Árabe pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2017); atua na área de ensino de Língua Árabe desde 2014, com bagagem de três anos pelo CLAC - UFRJ, cursos de ensino de língua no Egito e Estados Unidos e dois anos lecionando no Curso de Língua Árabe do Espaço Cultural Libanês, no Consulado Geral do Líbano. Em 2018, ingressou na Especialização em Literaturas Portuguesa e Africanas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2019, ingressa no mestrado em Letras Vernáculas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, na área de concentração de Literaturas Africanas.

Referências

BENJAMIN, Walter. Origem do drama barroco alemão. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1984.

CABRAL, João de Pina. Crises de fraternidade: literatura e etnicidade no Moçambique pós-colonial. Horiz. antropol., Porto Alegre , v. 11, n. 24, p. 229-253, Dec. 2005.

KABWASA, Nsang O’Khan. “O eterno retorno”. O Correio da Unesco (Brasil), ano 10, n. 12, dez./1982.

KHOSA, Ungulani Ba Ka. Orgia dos loucos. São Paulo: Kapulana, 2016.

NOA, Francisco. Nós, Revista da lusofonia, nºs 35-40. Pontevedra – Braga, 1994.

RIBEIRO, Vanessa. Mulemba. Rio de Janeiro: UFRJ, V.1, n. 8, pp. 141 - 151 . jan./ jul. 2013.

RIBEIRO, Vanessa. Prefácio. KHOSA, Ungulani Ba Ka. Orgia dos loucos. São Paulo: Kapulana, 2016.

Downloads

Publicado

2021-06-06