Imigrantes como quaisquer outros – Jorge de Sena e a América
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2019.v16n2a38196Palavras-chave:
Jorge de Sena, Camões, imigraçãoResumo
Em ano de celebração do centenário do nascimento de Jorge de Sena, muito se tem discutido sobre a influência que os anos passados no Brasil e nos Estados Unidos terão tido na sua obra. Partindo da ideia de que, como em tantas outras dimensões da sua vida literária, a consciência da imigração foi mediada pela leitura de Camões, proponho neste ensaio refletir sobre o nexo que há entre a experiência de viver em terras estrangeiras, o desejo de revolucionar os estudos camonianos e uma ideia de cultura articulada por perspetivas humanistas.Referências
AGUIAR E SILVA, Vítor. Jorge de Sena e Camões. Trinta anos de amor e melancolia. Coimbra: Angelus Novus, 2009.
BERLIN, Isaiah. O Poder das Ideias. Lisboa: Relógio D’Água, 2006.
HAN, Byung-Chul. Psicopolítica. Lisboa: Relógio D’água, 2015.
MATOS, Maria Vitalina Leal de. Jorge de Sena e os números de «Os Lusíadas». Revista Colóquio/Letras, n.º 5, Jan. 1972, p. 58-63.
PICCHIO, Luciana Stegagno. O Camões de Jorge de Sena. In S/A: Jorge de Sena vinte anos depois. Lisboa: Cosmos, 2001.
SENA, Jorge de. Estudos de História e de Cultura. Lisboa: Edição da Revista Ocidente, 1963. SENA Jorge de. Dialéticas Aplicadas da Literatura. Lisboa: Edições 70, 1978.
SENA, Jorge de. Poesia III. Lisboa: Moraes Editores, 1978.
SENA, Jorge de. A Estrutura de «Os Lusíadas» e outros estudos camonianos e de poesia peninsular do século XVI. Lisboa: Edições 70, 1980.
SENA, Jorge de. América, América. Lisboa: Guimarães, 2011.
SENA, Jorge de. Rever Portugal. Lisboa: Guimarães, 2011b.
SLOTERDIJK, Peter. Palácio de Cristal. Lisboa: Relógio D’Água, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).