“E o que são as palavras?”: considerações de Carlos de Oliveira sobre a escrita poética

Autores

  • Patrícia Resende Pereira Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

DOI:

https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v18n2a46093

Palavras-chave:

Literatura portuguesa

Resumo

O intuito do artigo é debater a maneira como Carlos de Oliveira compreende a escrita poética. Para tanto, tem-se como ponto de partida a ideia proferida pelo crítico e também poeta, Manuel Gusmão, de que a poesia é feita a partir das palavras dos outros. Com essa questão em mente, nota-se que, também Carlos de Oliveira, partilha da mesma concepção. Comprova-se tal constatação com excertos de diversos textos publicados em O aprendiz de feiticeiro, lançado em 1971, além de um documento encontrado no espólio do poeta, atualmente sob a guarda do Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira. Com isso, o artigo propõe-se a discutir, a partir do mencionado material, a maneira como o poeta da Gândara entende a configuração da poesia, sem deixar de mencionar, para tanto, excertos de poemas publicados em Trabalho poético, reunião de todos os livros de poesia.

Biografia do Autor

Patrícia Resende Pereira, Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais, com período sanduíche na Universidade do Porto. Realiza estágio pós-doutoral no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem da Universidade Federal de Ouro Preto.

Referências

ALVES, Ida Ferreira. O aprendiz de feiticeiro: a máquina dos meus olhos. In: ALVES, Ida Ferreira (Org.). Coisas desencadeadas: estudos sobre a obra de Carlos de Oliveira. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.

GUSMÃO, Manuel. Contra todas as evidências: poemas reunidos I. Lisboa: Editorial «Avante!», 2013.

GUSMÃO, Manuel. Tatuagem & Palimpsesto: da poesia em alguns poetas e poemas. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.

GUSMÃO, Manuel. Uma razão dialógica: ensaios sobre literatura, a sua experiência do humano e a sua teoria. Lisboa: Editorial «Avante!», 2011.

MARTELO, Rosa Maria. Carlos de Oliveira e a referência em poesia. Porto: Campo das Letras, 1998.

OLIVEIRA, Carlos de. O aprendiz de feiticeiro. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1995.

OLIVEIRA, Carlos de. Trabalho poético. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.

QUICK, Jonathan. Modern fiction and the art of subversion. Nova York: Peter Lang Publishing, 1999.

RUBIM, Gustavo. Arte de sublinhar. Coimbra: Angelus Novus, 2003.

Downloads

Publicado

2023-03-16