“E o que são as palavras?”: considerações de Carlos de Oliveira sobre a escrita poética
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v18n2a46093Palavras-chave:
Literatura portuguesaResumo
O intuito do artigo é debater a maneira como Carlos de Oliveira compreende a escrita poética. Para tanto, tem-se como ponto de partida a ideia proferida pelo crítico e também poeta, Manuel Gusmão, de que a poesia é feita a partir das palavras dos outros. Com essa questão em mente, nota-se que, também Carlos de Oliveira, partilha da mesma concepção. Comprova-se tal constatação com excertos de diversos textos publicados em O aprendiz de feiticeiro, lançado em 1971, além de um documento encontrado no espólio do poeta, atualmente sob a guarda do Museu do Neo-Realismo, em Vila Franca de Xira. Com isso, o artigo propõe-se a discutir, a partir do mencionado material, a maneira como o poeta da Gândara entende a configuração da poesia, sem deixar de mencionar, para tanto, excertos de poemas publicados em Trabalho poético, reunião de todos os livros de poesia.
Referências
ALVES, Ida Ferreira. O aprendiz de feiticeiro: a máquina dos meus olhos. In: ALVES, Ida Ferreira (Org.). Coisas desencadeadas: estudos sobre a obra de Carlos de Oliveira. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, 2013.
GUSMÃO, Manuel. Contra todas as evidências: poemas reunidos I. Lisboa: Editorial «Avante!», 2013.
GUSMÃO, Manuel. Tatuagem & Palimpsesto: da poesia em alguns poetas e poemas. Lisboa: Assírio & Alvim, 2010.
GUSMÃO, Manuel. Uma razão dialógica: ensaios sobre literatura, a sua experiência do humano e a sua teoria. Lisboa: Editorial «Avante!», 2011.
MARTELO, Rosa Maria. Carlos de Oliveira e a referência em poesia. Porto: Campo das Letras, 1998.
OLIVEIRA, Carlos de. O aprendiz de feiticeiro. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora, 1995.
OLIVEIRA, Carlos de. Trabalho poético. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.
QUICK, Jonathan. Modern fiction and the art of subversion. Nova York: Peter Lang Publishing, 1999.
RUBIM, Gustavo. Arte de sublinhar. Coimbra: Angelus Novus, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).