O fim de uma busca é o princípio de outra
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v17n2a47291Resumo
Todos os nomes, de José Saramago, ilustra um princípio espiralar do romance. A leitura aqui apresentada se constitui como a exegese sobre alguns dos últimos périplos do Sr. José, como os da visita ao cemitério e a recomposição da ordem da Conservatória, a fim de reencontrar, de forma diversa, a figura motivo de suas buscas. A partir da tese segundo a qual o sujeito é ato contínuo, um exercício de aprendizagem sobre mundo e em relação com outro, que se institui como uma recorrência no conjunto da obra saramaguiana, o que buscamos compreender é como através do Sr. José, José Saramago avança no trabalho de exploração sobre um mundo de contradições. Nesse sentido, compreendemos que este romance repensa, a partir da travessia, os lugares dos sujeitos numa determinada conjuntura social e seu papel na reinvenção de suas estruturas individual e social.Downloads
Publicado
2022-01-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).