O cordeiro e o pastor: Jesus e o diabo segundo José Saramago
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v17n2a47295Resumo
O trabalho busca apresentar a formação do mito em O Evangelho segundo Jesus Cristo, de José Saramago, a partir da figura do pastor/mendigo/Diabo. Para tanto, é desenvolvido o argumento de que os objetivos do narrador da obra literária divergem daqueles dos escritores dos evangelhos bíblicos, nos quais Saramago se inspira. Assim, propõe-se que as mensagens dos textos são antagônicas e que Saramago dissolve a dicotomia bíblica entre bem e mal, colocando o Diabo como uma figura mais presente e moderada do que Deus. Dessa forma, utilizam-se formulações teóricas de pensadores como Mircea Eliade, Joseph Campbell e Eliezer Meletinsky para concluir que o mito de Jesus Cristo não surge por sua relação com Deus, mas pela misteriosa presença do Diabo ao longo de sua vida, da concepção até sua morte.Downloads
Publicado
2022-01-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).