Ensaio sobre o (anti)”Natal” de José Saramago
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2021.v17n2a47298Resumo
Discute-se a relação pessoal do escritor José Saramago com a festa cristã do Natal. Demonstra-se que a literatura dos 1900 aborda a ocasião muitas vezes subvertendo sua tradicional mensagem positiva, cunhada sobretudo no século anterior. Verifica-se que as aparições da data na produção saramaguiana seguem esse viés que lhe é contemporâneo e, por fim, alcança-se um texto intitulado “Natal”, conto de enredo que a princípio escapa ao tema anunciado em seu título, produzido por um ainda jovem Saramago (certamente no fim da década de 1940) e cuja leitura é o objetivo final deste ensaio.Downloads
Publicado
2022-01-04
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).