José Craveirinha: erotismo & clausura, imaginação & liberdade
DOI:
https://doi.org/10.35520/metamorfoses.2009.v10n1a57476Palavras-chave:
erotismo, clausura, imaginação, liberdade, poesia, Moçambique.Resumo
As combinatórias semânticas da poesia de José Craveirinha no domínio erótico-sexual constituem uma área de múltiplas significações. É na sequência de tais realizações imagéticas que esta leitura tenta interpretar a existência de um simultâneo, mas diverso, «corpo de delito» nos Poemas da Prisão e nos Poemas Eróticos, que conjuram a clandestinidade, a clausura e a contenção, embora em situações contextuais e perspectivas diferentes. No primeiro livro evidencia-se a experiência histórico-social, enquanto no segundo dá-se primazia à individuação do desejo e da emoção. Todavia resulta de ambas um projeto algo similar no que tange à expressão superlativa do desejo de liberdade e de imaginação.Downloads
Publicado
2023-03-19
Edição
Seção
Dossiê
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).